3º Encontro dos Desenhistas Urbanos Sorocaba

14 de julho de 2015

3º Encontro dos Desenhistas Urbanos Sorocaba

Ao longo do encontro, os participantes registram em seus cadernos (diários gráficos) os motivos que acharem mais interessantes (Foto: Divulgação)

No dia 18 de julho, das 9:30 às 12h, os Desenhistas Urbanos Sorocaba realizarão seu 3º encontro, desta vez no Parque do Campolim, (Av. Antonio Carlos Comitre s/n), que servirá de fonte de inspiração para os apreciadores do desenho e da pintura que participarem do evento.

Ao longo do encontro, os participantes registram em seus cadernos (diários gráficos) os motivos que acharem mais interessantes (arquitetura, paisagem, pessoas). Ao final do evento, o grupo será incentivado a compartilhar suas experiências e os desenhos que foram produzidos, e que posteriormente, poderão postar no grupo Desenhistas Urbanos Sorocaba do Facebook.

A proposta do projeto é organizar encontros entre desenhistas urbanos em Sorocaba e região, incentivando não apenas a prática do desenho e da pintura, mas também o convívio e a troca de experiências entre artistas, amadores e profissionais. Ser um desenhista urbano é ter prazer em estar ao ar livre, reaprender a olhar para a nossa cidade, a apreciar a beleza das pequenas coisas, que na correria do dia-a-dia deixamos passar. Desenhar e pintar nos ensina a desacelerar o olhar e a mente, tão sobrecarregada de informações e imagens do mundo virtual. Os diários gráficos (pequenos cadernos de desenho) são utilizados como forma de apontar ideias para futuros projetos, registrar o quotidiano, e acima de tudo treinar a observação e incentivar o ato de desenhar sempre e em todo lugar.

O movimento dos Desenhistas Urbanos não tem fins lucrativos, nem custo aos participantes. É um encontro informal, aberto a pessoas de todas as idades, com ou sem experiência anterior, interessados em compartilhar o prazer de desenhar ao ar livre, não sendo, portanto, uma aula de desenho e pintura. Para participar não é necessário realizar inscrição prévia, basta comparecer no local combinado. Cada participante deverá levar seus próprios materiais de desenho e/ou pintura. Recomenda-se também que os interessados levem algum banquinho dobrável (ou algo improvisado) para sentar. O objetivo principal é a troca de ideias e experiências num exercício coletivo criando uma dinâmica própria, estabelecendo uma “rede” e uma base de diálogo entre os desenhistas da cidade.

O evento é organizado pelos artistas Letícia Barreto e Joaquim Marques, proprietários e professores do ateliê-escola Nextart Brasil, em colaboração com Marcel Bartholo, ilustrador, caricaturista e professor de Ilustração e Desenho de Humor na mesma escola.