Abastecimento, coleta de lixo e qualidade da água são os três melhores serviços públicos, avaliados como de ‘alto grau de satisfação’

22 de setembro de 2018

Abastecimento, coleta de lixo e qualidade da água são os três melhores serviços públicos, avaliados como de ‘alto grau de satisfação’

O sistema de abastecimento de água, a coleta de lixo e a qualidade de água que chega às torneiras dos sorocabanos são os três melhores serviços públicos avaliados pela população, considerados como “alto grau de satisfação”, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat) e divulgada nesta semana. A iluminação pública também recebeu “Alto Grau de Satisfação”, avaliada como “ótima” ou “boa” por quase 80% da população. Na sequência aparecem a educação, segurança, trânsito, saúde e geração de emprego.

Trimestralmente, o Indsat estuda 16 serviços públicos nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, incluindo Sorocaba. O estudo foi realizado no segundo trimestre deste ano e entrevistou 400 pessoas maiores de 16 anos em cada cidade. Foi pedido aos 4 mil entrevistados para que avaliassem a qualidade desses serviços nessas cidades com notas que variavam de “ótimo” a “péssimo”. As pontuações variavam de 200 a 1 mil pontos, sendo que quanto maior a nota, melhor a classificação da cidade. O melhor serviço público avaliado em Sorocaba é o Abastecimento de Água, com 787 pontos, seguido de Coleta de Lixo, com 773 pontos e Qualidade da Água, com 759 pontos.

O abastecimento de água é garantido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-Sorocaba), uma autarquia vinculada à Secretaria de Saneamento da Prefeitura de Sorocaba. A aprovação foi de 83% e a cidade atingiu o maior índice já registrado pela Indsat. Sorocaba tem 11 pontos de diferença da segunda colocada, São José dos Campos. “O acesso à água tratada com muita qualidade em toda a área urbana da cidade significa mais saúde para a população. O Saae-Sorocaba cumpre a nossa determinação e conquista cada vez mais o reconhecimento da sociedade”, ressalta o prefeito José Crespo.

O serviço realizado pelo Saae-Sorocaba também demonstrou melhora nos níveis de satisfação com a qualidade da água. Do total de entrevistados, 79% responderam que o segmento analisado é “ótimo” ou “bom”. O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, ressalta que, além do melhor abastecimento e a qualidade da água, Sorocaba ainda tem uma das menores tarifas do Brasil, além do Saae-Sorocaba garantir desconto de até três vezes no valor da tarifa para as famílias menos privilegiadas financeiramente que aderem ao programa Tarifa Social.

Coleta de lixo

Pela terceira vez consecutiva, a coleta de lixo em Sorocaba apresentou melhora no índice de satisfação. O serviço, de responsabilidade da Consórcio Sorocaba Ambiental, fechou o 2º trimestre deste ano avaliado como “ótimo” ou “bom” por 82% dos entrevistados. No começo deste ano Sorocaba já havia sido considerada vice-líder no ranking de melhor Limpeza Pública, entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo.

Desde que assumiu o governo, no início do ano passado, o prefeito José Crespo intensificou as ações e investimentos voltados à qualidade de vida dos sorocabanos. E tais ações desenvolvidas na atual administração certamente contribuíram para este resultado, entre elas, está a implantação do programa, ‘Cidade Bonita’, um serviço especial de coleta de resíduos sólidos e de bens inservíveis, e de revitalização de áreas degradadas que atende aproximadamente 100 áreas por mês. Outro grande projeto que fez diferença na limpeza pública foi a ‘conteinerização’, onde foram implantadas aproximadamente 11 mil unidades de 1 mil litros.

As ações não param por ai, no fim de 2017 foi implantada a ‘Varrição Mecanizada’, uma máquina de varrição mecânica, que garante maior produtividade na limpeza em vias extensas com uma capacidade de varrição de até 650 km mensais, auxiliando os varredores que, em dupla, varrem em média 100 km. Também são realizadas a varrição de ruas, avenidas, praças, parques e feiras, catação de canteiros, limpeza e conservação de sanitários, e lavagem de ruas e avenidas. Já para o secretário Alceu Segamarchi, esse resultado demonstra muito empenho desta equipe. “Estamos investindo sem parar, no aprimoramento, expansão e inovação na área de Resíduos Sólidos Urbanos”, disse.

Educação, trânsito e saúde

Já a rede pública municipal de ensino recebeu avaliação considerada entre “otima, boa e regular” por 65% dos entrevistados. Índice que deve subir a partir da próxima avaliação, já que desde o último dia 6 de setembro, a pasta da Educação conta como novo secretário o professor e jornalista André J. Gomes, que tão logo assumiu já intensificou as reuniões com diretores e professores, assim como visitas nas unidades. Em 2019, a cidade deve contar com mais de 20 novas escolas e a implantação do sistema de gestão compartilhada, que deve avançar ainda mais na qualidade do serviço prestado na rede.

Na área de segurança, as ações integradas são destaques nessa atual administração, enquanto que no trânsito e transporte, Sorocaba recebeu, em seis meses, 30 novos ônibus e, no próximo sábado, o prefeito José Crespo deverá dar início às obras do BRT. Já na saúde, desde que assumiu como prefeito de Sorocaba, José Crespo deixou declarado que essa seria prioridade em sua gestão. Inúmeras ações foram realizadas para promover saúde à população da cidade. Horários de atendimento ampliados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), número de consultas e exames aumentados, regularização da entrega de medicamentos, inauguração da UBS Carandá, duas novas ambulâncias para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além de outras ações.