Ação no Centro tratou do descarte correto de bitucas de cigarro

21 de dezembro de 2017

Em torno de 50 pessoas que foram ao Mercado Municipal, no Centro de Sorocaba, na manhã desta quarta-feira (20), foram abordadas numa ação educativa da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), que visou divulgar e sensibilizar a população a respeito do descarte correto de bitucas de cigarro.

A ideia da Sema é realizar mais ações educativas como esta em diferentes espaços que possuem as bituqueiras instaladas. Sorocaba conta atualmente com 130 caixas coletoras em vários pontos da cidade, como Paço Municipal, Casas do Cidadão, parques, terminais de ônibus, entre outros próprios municipais. A empresa responsável realiza a coleta semanal, assim como a limpeza e manutenção das mesmas.

A equipe da Sema deu instruções de como descartar de maneira segura as bitucas de cigarro para não poluir o ambiente. As bitucas descartadas no chão, além de causar impacto visual, tendem a serem levadas até os corpos d’águas, como lagos e rios. Um folheto informativo também foi entregue à população.

Outra questão importante abordada pelos educadores foi a importância de não descartar as bitucas pelas janelas dos veículos. Esta prática pode gerar danos ainda maiores, como riscos de incêndios, se entrarem em contato com materiais inflamáveis ou secos.

Os munícipes também receberam orientação, como por exemplo guardar as bitucas usadas para depois descartarem corretamente, quando não encontrarem locais para o descarte correto.

Além disso, uma exposição foi montada do lado externo do Mercado Municipal, na qual as pessoas puderam conhecer o produto final do processo de reciclagem de uma bituca, que serve de matéria básica (celulose) para a produção de papéis.

Confira quais os espaços possuem as caixas coletoras de bituca: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/educacaoambiental/reciclagem-de-bitucas-de-cigarros/.


Tags:, , , , , , , ,