Aplicativos da Urbes garantem praticidade aos passageiros de ônibus

2 de maio de 2019

Aplicativos da Urbes garantem praticidade aos passageiros de ônibus

A tecnologia tornou-se um facilitador nas palmas das mãos e em Sorocaba garante praticidade aos milhares de passageiros que utilizam diariamente os ônibus do transporte coletivo, oferecido pela Secretaria da Mobilidade e Acessibilidade da Prefeitura, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes. “Mostram onde estão os pontos de ônibus, os horários de partidas das linhas, avisa quando está chegando próximo de onde o passageiro quer desembarcar, entre outras funcionalidades”, explica o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante.

Desenvolvido por equipe da própria Urbes, o Info Bus permite consultar as linhas existentes, os horários dos ônibus, itinerários, e averiguação dos saldos nos cartões, além dos endereços e horários de atendimentos nos postos de venda dos cartões.

Já pelo Citta Mobi, o passageiro verifica onde estão os pontos de ônibus em toda a cidade e quais ônibus passam por cada ponto, além de previsões de horário da chegada do coletivo ao ponto, via plataforma Google Street View. Após embarcar, o aplicativo continua fornecendo a previsão de tempo para a chegada ao destino, incluindo a função de alarme, que avisa ao passageiro quando está próximo para descer.

O Info Bus e o Citta Mobi são os principais aplicativos utilizados pelos usuários no transporte coletivo. Outros aplicativos são o Info Táxi, com informações de pontos, veículos, motoristas e tarifas e o Urbes Escolar, que entres as informações disponíveis, apresenta a relação dos veículos cadastrados, motoristas e escolas atendidas.

Todos os aplicativos funcionam nos sistemas Android e iOS