Boatos de novos ataques causa pânico em escolas de várias cidades

18 de março de 2019

Boatos de novos ataques causa pânico em escolas de várias cidades

Após o atentado na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), diversos colégios  passaram a receber trotes com ameaças de possíveis ataques e também mensagens supostamente ameaçadoras foram publicadas em redes sociais causando pânico nas unidades e nos familiares que procuraram diretorias para obter mais informações e muitos nem levaram  os filhos para a escola.

Em Sorocaba, a ameaça virtual provocou a suspensão das aulas do SESI Mangal nesta segunda-feira, 18. A medida foi tomada preventivamente.

A Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil (SESDEC), acionou o comando da Polícia Militar e Polícia Civil para que juntos verificassem a veracidade da postagem e identificação do autor. Um boletim de ocorrência foi lavrado e as medidas preventivas já foram adotadas.

A Polícia Civil não encontrou qualquer arma ou munição na residência do adolescente suspeito de promover ameaças pela internet a escola de Sorocaba. O jovem, de 14 anos, foi ouvido na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e o inquérito do caso será encaminhado para a Vara da Infância e da Juventude.  Um telefone celular e um computador pertencentes ao suspeito foram apreendidos pela Polícia. O material foi encaminhado para o Instituto de Criminalística para ser periciado.

Segundo o titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, o adolescente suspeito de postar as ameaças estuda no Sesi de Sorocaba e tem um perfil introspectivo e contestador.  A Polícia Civil chegou a uma segunda família de Sorocaba, por meio do endereço de IP, de onde teria sido postado um outro comentário sobre uma possível ameaça aos funcionários do SESI de Sorocaba. Os equipamentos da residência também foram apreendidos.

Mensagens ameaçadoras também  foram encaminhadas a alunos e professores das Escola Estadual Padre Anchieta, em Diadema; Escola Miguel Vicente Cury, no bairro Padre Anchieta, em Campinas; e para a Escola Bady Bassit, na Vila Anchieta, em São José do Rio Preto. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, as três unidades tiveram aula normalmente e sem incidentes ontem.

Foto: SESI Sorocaba