CAPS “Saca Só” promove atividades em comemoração à Campanha Janeiro Branco

18 de janeiro de 2019

CAPS “Saca Só” promove atividades em comemoração à Campanha Janeiro Branco

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III) “Saca Só”, localizado na Vila Angélica, realizou nesta quinta-feira (17), atividades para celebrar a Campanha Janeiro Branco. Gerido pela Secretaria da Saúde (SES), a unidade tem a missão de oferecer assistência às pessoas que apresentam transtornos mentais, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) deve assistir diferentes graus de complexidade e promover amparo integral.

Os profissionais do CAPS reservam um tempo para realizar atividades, terapia e cuidar de sua saúde mental, já que a demanda e os cuidados com os pacientes diariamente sobrecarregam e os deixam mais fragilizados. O intuito destas atividades são para que todos os profissionais fiquem bem consigo mesmo, e com isso ofereçam um atendimento de qualidade e eficiência. Não é apenas cuidar dos pacientes, mas também se cuidar mentalmente e repassar todo o conhecimento e tranquilidade em seus atendimentos.

As terapias costumam ter sessões de reiki, cromoterapia e acupuntura, que são práticas integrativas realizadas para que as pessoas possam relaxar, sentir o momento e estabelecer a harmonia e o equilíbrio do corpo, mente e emoções. Além disso, devido à Campanha Janeiro Branco, a comemoração também contou com danças circulares, ajudando a unir mais a equipe e fazer com que o servidor fique mais relaxado, podendo contribuir e fortalecer seu ambiente profissional, pessoal e familiar.

A coordenadora da unidade, Gisele Regina Mora, conta que desde que assumiu a liderança há dois anos, umas das primeiras solicitações dos servidores foram para que estas atividades continuassem, pois é algo que sempre ajudou muito. “Eu gosto bastante, porque nossa rotina é bem estressante, lidamos com metas e isso nos consome. Quando temos estas atividades é a hora que relaxamos, extravasamos e ficamos mais unidos. A equipe se fortalece bastante, então é algo gratificante, válido e vantajoso para todos”, comenta Gisele.

As atividades são uma iniciativa da unidade em parceria com o Centro de Terapias Holísticas, conhecido como Plêiades, que contribui há mais de 4 anos. De acordo com a coordenação do CAPS, esta ação fortaleceu o vínculo com os pacientes e elevou o nível dos atendimentos, pois melhora o desempenho nas atividades que a pessoa realiza diariamente.

É importante ressaltar que os CAPSs que atendem apenas adultos oferecem acolhimento noturno, atenção aos usuários em crise, visitas domiciliares e acompanhamento no território, entre outros serviços. Os pacientes podem procurar os serviços de saúde mental através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e CAPSs.

Campanha Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha que tem como objetivo mobilizar a população em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus e promover mais possibilidade a todos os indivíduos e a sociedade como um todo.