Clubes ecológicos terão atividades especiais da Semana da Árvore

26 de setembro de 2017

Dando continuidade à programação da Semana da Árvore, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realiza na manhã desta terça-feira (26) atividades especiais com os clubes ecológicos do Parque da Biquinha (“Roda Viva”) e do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” (“Clubinho do Refúgio”).

A Semana da Árvore será comemorada até a próxima quarta-feira (27) e tem como intuito envolver toda a comunidade e sensibilizá-la da importância da preservação das árvores, que são um dos maiores ícones representativos da natureza e um dos bens mais valiosos. O Dia da Árvore (21 de setembro) faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15 de julho de 2009.

Os idosos do “Roda Viva” farão uma visita monitorada no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, onde vão conhecer o espaço ecológico, comemorar o Dia da Árvore (21 de setembro) e ainda confraternizar com os aniversariantes do mês. A atividade ocorrerá das 9h às 11h30. O objetivo é estimular a terceira idade à visitação dos parques da cidade.

Já as crianças do “Clubinho do Refúgio” farão o plantio de 50 mudas de árvores nativas numa área pública da rua Noel Bento de Almeida, no Jardim dos Estados. A ação socioambiental ocorrerá às 9h e contará com a participação da comunidade do entorno.

O objetivo deste plantio é envolver e sensibilizar a comunidade do bairro sobre a importância da conservação das áreas verdes urbanas e identificar o impacto positivo que ela traz para o meio ambiente e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida. A área pública que receberá o plantio já foi local de descarte inadequado de resíduos.

A equipe de Educação Ambiental iniciou a preparação e sensibilização das crianças sobre esta temática no início do mês com oficina de plantio, bate-papo sobre a importância do descarte adequado dos resíduos, entre outras atividades.

Sobre os clubes ecológicos

O “Roda Viva” oferece semanalmente um lazer educativo em contato com a natureza para adultos a partir de 60 anos de idade, estimulando o cuidado com o meio ambiente e a melhora na qualidade de vida e bem estar dos participantes. Em cada encontro semanal é realizado um tipo de atividade, sempre lúdica e divertida, adequada ao perfil do público-alvo, como oficinas de jardinagem, artesanatos, observação de aves, jogos cooperativos, plantios, entre outras. O Parque da Biquinha está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações pelo telefone (15) 3224.1997.

Já o Clubinho do Refúgio é formado por crianças de 5 a 10 anos que participam da Associação Nova Geração. O objetivo é ensinar aos pequenos sobre a importância da conservação natureza, além de estreitar as relações sociais e formar agentes multiplicadores das questões ambientais. O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações pelo e-mail parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gv.br ou pelo telefone (15) 3221.6643.


Tags:, , , , , , , , ,