Comandante da GCM recebe comenda de Brigadeiro Tobias

6 de outubro de 2018

Comandante da GCM recebe comenda de Brigadeiro Tobias

O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba foi uma das 41 personalidades a receber nesta sexta-feira (5) o colar evocativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842. A comenda também foi entregue ao vereador Fernando Dini. O evento, realizado no quartel do 7º Batalhão da PM, contou com a presença do comandante do CPI-7, coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho, do comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Marcelo Vieira Salles, e de diversas autoridades do Estado de São Paulo, além de representantes do Exército e da Marinha. O prefeito José Crespo foi representado pelo Chefe de Gabinete Central, Alexandre Robim.

A solenidade, organizada pelo CPI – 7, em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), fez parte das comemorações da 46ª semana Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, e tem o intuito de homenagear personalidades civis e militares, e instituições públicas e privadas, que tenham contribuído para o resgate histórico da cidade, ou de algum modo, prestado relevantes serviços ao Estado de São Paulo e a seu povo.

“A semana foi criada para reverenciar Tobias de Aguiar, que foi sorocabano, fundador da Polícia Militar, e se dedicou às pessoas e instituições, onde o colar evocativo materializa os seus ideais. Hoje, 5 de outubro, comemoramos 80 anos da inauguração da unidade CPI – 7 e temos a honra nesta cerimonia especial valorizar essas pessoas que são altamente comprometidas com a cidadania e a dignidade da população. É um marco para a cidade de Sorocaba e para a nossa instituição, a vida do Brigadeiro representa um exemplo histórico de um legítimo cidadão sorocabano. Parabéns a todos”, disse o coronel Antônio Valdir.

O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, Marcos Mariano, que foi um dos condecorados com a comenda de “Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar”, disse que é muito gratificante receber uma honraria de tal importância. “Sou servidor público há mais de 15 anos e ser reconhecido de forma estadual com essa comanda, é uma honra imensa e fico extremamente agradecido à instituição e todas as pessoas que fazem parte da história e dessa conquista”, salienta o comandante.

“Com essa comenda, vemos o sonho desse ilustre sorocabano se materializar, o de construir um país verdadeiramente livre e democrático. Dentro desse ideal, o Brigadeiro Tobias de Aguiar, criou o Corpo Municipal Permanente, atual Polícia Militar”, comentou o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Vieira Salles.

O Chefe de Gabinete do Poder Executivo, Alexandre Robim, afirmou que está é uma data muito importante para a cidade. “Rafael Tobias de Aguiar foi um grande símbolo da nossa história, que marcou uma época, representando a história de luta do nosso povo e ajudou na transformação do nosso país”, explica Robim.

O público foi presenteado com uma apresentação da Banda Regimental de música do CPI – 7 em conjunto com a Banda Regimental CPI – 2, regidos pelo subtenente da Polícia Militar, Nelson Francisco Silva.

Estiveram presentes na solenidade, autoridades de mais de 78 municípios.