Confira as atrações artísticas do “Viva a Cultura” deste fim de semana em Sorocaba

17 de julho de 2015

Confira as atrações artísticas do “Viva a Cultura” deste fim de semana em Sorocaba

Clown Down Malabares se apresenta no sábado, na Praça da Matriz do bairro de Aparecidinha (Foto: Divulgação)

Os sorocabanos poderão conferir neste sábado e domingo (dias 18 e 19) as atrações artísticas gratuitas do “Viva a Cultura”, projeto realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura. Os bairros Aparecidinha, Parque São Bento, Campolim e Jardim Abaeté receberão shows, apresentação circense e exibição de filme.

 

No sábado, a partir das 16h, o cantor e guitarrista Leo Mahuad sobe ao palco do “Viva a Cultura” na Praça da Matriz do bairro de Aparecidinha. No show, ele conta um pouco da história do blues, interpretando músicas de Robert Johnson, Willie Dixon, Muddy Waters, Eric Clapton e Jonny Lang.

Na sequência, às 17h, a comunidade poderá conferir o Clown Malabares. A apresentação conta com a participação de um casal de palhaços que divertem o público com esquetes cômicas envolvendo malabares e acrobacias. De forma lúdica, interagem com a plateia mostrando suas habilidades circenses. Além disso, o espetáculo conta

com participações de artistas convidados que fazem números de duo acrobático, acrobacias de solo, entre outros.

Já às 19h, a Secretaria da Cultura exibirá o filme de animação 3D “Detona Ralph” (2013), produzido por Rich Moore. Ralph é o vilão de Conserta Félix Jr., um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas tarefas à perfeição, Ralph gostaria de receber uma atenção maior de Felix Jr. e os demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas e nem mesmo o tratam bem. Para provar que merece tamanha atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor. É o início da peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de um meio de obter sua sonhada medalha.

Outro local que receberá as atrações do “Viva a Cultura” será o Parque São Bento. A partir das 15h, a comunidade poderá prestigiar a apresentação do grupo Maracatu Mukumby na Rua Benedito de Oliveira Lousada. Fundado em 2013, o grupo tem como objetivo difundir e incentivar a prática das culturas tradicionais brasileiras na cidade de Sorocaba. O nome Mukumby é uma homenagem a dona Vilma dos Santos, saudosa líder espiritual do Candomblé que, além de uma vida muito ativa nas questões sociais do povo negro no Paraná, Ya Mukumby, era tida como rainha do Semente de Angola, grupo de maracatu de Londrina que foi a base do conhecimento de Rafa Poujo, proponente do Maracatu Mukumby.

Em seguida, às 16h30, tem apresentação do grupo de rap X-4. Formado em 1996, o grupo tem a proposta de executar o rap tradicional, misturando diversos elementos musicais e celebrando a cultura skate e Hip-Hop. Em 2003 gravaram o CD “Locomotiva”, que lhes levou ao destaque do meio underground do rap paulista, abrindo para artistas como MV Bill, Pitty, Racionais MC’s, Marcelo D2 e Charlie Brown Jr. Em 2013 eles lançaram o CD “Noisqta”, com 12 faixas e participações especiais. Neste ano, o X-4 vai lançar seu mais novo vídeoclipe da música “Bem Loko”, com produção da Make Movie e direção de Saulo White.

 

Domingo

No domingo, às 11h, os sorocabanos poderão conferir Mya Machado, com o Projeto Iaravandá, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. O projeto foi criado com a intenção de explorar a diversidade de gêneros musicais brasileiros e exprimir o melhor da poesia. Mya Machado chama ao palco Ludmila Oliveira (guitarra), Natalia Senne (voz/violão) e Zé Guilherme (bateria/percussão).

À tarde, a partir das 16h, tem Banda qAp no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Formada por Marina (vocal), Lucas (guitarra), Daniel (baixo), Hiram (teclados) e Tony (bateria), a banda passeia do hard rock ao pop nacional e internacional, e as apresentações levam o público a uma viagem no tempo diretamente para uma das décadas mais marcantes da história, relembrando canções de alguns dos principais representantes dos anos 80, como Cyndi Lauper, Madonna, Michael Jackson, Journey e Van Halen.