Cônsul geral do México visita Sorocaba

26 de novembro de 2014

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu no Paço Municipal, na manhã de terça-feira (25), o cônsul geral do México em São Paulo, José Gerardo Traslosheros Hernández. A primeira visita oficial do diplomata a Sorocaba, teve o objetivo iniciar os contatos visando futuros acordos de cooperação com o país da América Central.

Pannunzio deu as boas-vindas ao cônsul mexicano e fez uma breve apresentação da cidade, suas características culturais e o perfil econômico, centrado na indústria de médio e grande porte. “Sorocaba é uma cidade diferenciada, polo de uma região importante de São Paulo e que busca o desenvolvimento sem perder a qualidade de vida”, destacou.

Por sua vez o cônsul que, além de São Paulo atende aos estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina, se disse admirado com Sorocaba, tanto pelo dinamismo que a cidade atingiu, quanto pelo desenvolvimento econômico. Elogiou o Parque Tecnológico, destacando as inúmeras possibilidades de parcerias e acordos de cooperação na área tecnológica.

O prefeito ressaltou ainda que Brasil e México tem inúmeras semelhanças em vários aspectos e que vê com muito entusiasmo a possibilidade de acordos de cooperação. “Quer seja na área cultural, comercial, educação, tecnológica ou em políticas públicas, toda parceria é sempre bem-vinda”, afirmou o prefeito.

Gerardo Hernández, que está no Brasil desde dezembro de 2010, falou sobre a possibilidade de um intercâmbio cultural, com exposição de artistas mexicanos em Sorocaba, e vice-versa. Antes de retornar a São Paulo o diplomata prometeu retornar em breve e que irá convidar a embaixadora do seu país no Brasil, Beatriz Elena Paredes Rangel, para que também venha conhecer Sorocaba.