Crianças de Salto de Pirapora conhecem o Jardim Botânico

13 de setembro de 2018

Crianças de Salto de Pirapora conhecem o Jardim Botânico

Na tarde desta quarta-feira (12), um grupo de alunos do 5º ano da E.M. Quintas do Pirapora, de Salto de Pirapora, teve a oportunidade de conhecer o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” numa visita monitorada gratuita.

Oferecida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade de Educação Ambiental proporcionou aprendizagem às crianças, além de lazer e contato com a natureza. “O nosso intuito foi de apresentar as funções do Jardim Botânico e seus principais atrativos”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

O interesse da escola em trazê-los para conhecer um dos principais cartões postais de Sorocaba foi porque eles estão estudando em sala de aula os jardins botânicos que existem no Brasil.

Durante a visita monitorada, acompanhado da educadora da Sema, Cristiane Crispim, o grupo conheceu o Palacete de Cristal, o Jardim Medicinal, o orquidário, o roseiral e a escultura “Sobrevida” (2017), feita pelo artista Dimas Pires, que está instalada em lugar de destaque no espaço ecológico. Para confeccionar a obra, o artista utilizou o tronco da árvore de copaíba centenária da Vila Barão, após sua queda.

Inaugurado em 2014, o Jardim Botânico ocupa uma área protegida de 70 mil metros quadrados, constituída por coleções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas.

Escolas e outros grupos interessados em agendar visitas monitoradas no espaço ecológico podem entrar em contato através do e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br. O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita.