CrossFit kids é opção para crianças que querem fugir das atividades tradicionais

20 de agosto de 2015

Com exercícios lúdicos, treinamento melhora a concentração além de cuidar do bem-estar dos pequenos

CrossFit kids é opção para crianças que querem fugir das atividades tradicionais

Crianças a partir de três anos já podem participar das atividades, que são divididas por faixa etária (Foto: Divulgação)

As risadas são certas! Quem vê as crianças andando igual a um urso, ou imitando uma minhoca nem imagina que por trás de toda a brincadeira existe um treinamento sério e preparado especialmente para o bem-estar delas: o CrossFit! A modalidade, em uma versão mais light, vem agradando pais que estão preocupados com a saúde dos pequenos.

 

A advogada Gabriela Carneiro Castanho não pensou duas vezes para matricular a pequena Valentina, de cinco anos, nas aulas. Praticante da modalidade, ela conta que a filha sempre ficava imitando os movimentos que a via fazer durante os treinos. “Não parece que ela está realizando um treinamento sério, para ela é um momento de brincar”, avalia a advogada.

Para o Head coach do Box de CrossFit Delta One, Neto Quartucci, que é certificado pela CrossFit para desenvolver as aulas, o objetivo é que a diversão por meio da atividade física se transforme na porta de entrada de um estilo de vida saudável e ativo.

Ele explica que o CrossFit kids ajuda a melhorar o desempenho da criança em todas as atividades que ela desenvolve no dia a dia, e que por trás do cenário divertido das aulas, ajuda a fortificar músculos, tendões entre outros benefícios. “No kids não existe a intenção de formar atletas de grandes níveis, e sim incentivar uma vida saudável desde cedo”, afirma o treinador. Outro ganho da prática do Crossfit desde cedo é o desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo da criança. “Dentro do Box ensinamos que é preciso respeitar as limitações do outro e que é preciso se superar sempre”, conta o responsável pelos treinos.

No CrossFit Delta One, único a oferecer este tipo de aula na região de Sorocaba, crianças a partir de três anos já podem participar das atividades, que são divididas por faixa etária. As crianças não utilizam pesos e as aulas são curtas, geralmente 40 minutos, e divididas em quatro momentos: aquecimento, foco, onde elas aprendem novos movimentos típicos do CrossFit, wod (workout of the day), onde elas treinam os movimentos que aprenderam e o game, que é o momento de maior descontração. “Nesta última parte realizamos brincadeiras como boliche, cabo de guerra, entre outras brincadeiras tradicionais”, conta o Head Coach.

Diferente das aulas ministradas para adultos, os pequenos não usam barras. Ao invés disso, as atividades são compostas por exercícios rápidos seguidos de momentos de relaxamento. “As crianças brincam de se pendurar como macacos e os agachamentos são exercícios de sapos”, enfatiza Neto.