Curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistas é oferecido pela Urbes

13 de maio de 2019

Curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistas é oferecido pela Urbes

De acordo com um levantamento da Urbes, somente neste ano, foram registrados na cidade de Sorocaba 41 acidentes envolvendo motocicletas, contra 51 contabilizados durante todo ano de 2018. E, entre janeiro e março deste ano. foram 12 mortes de motociclistas nas ruas , contra 8 mortes no mesmo período do ano passado, segundo dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga). Para evitar que esses dados cresçam ainda mais, a Urbes resolveu oferecer cursos de pilotagem defensiva.

Durante as aulas , os motociclistas recebem orientações sobre prevenção de acidentes e como pilotar de maneira mais segura. O instrutor Anthony Markt reforça a importância do motociclista ter esse tipo de conhecimento e ressalta a preocupação com os freios da moto. “Sempre trabalhar com todos os dedos da mão no freio. Muita gente peca na parte de fazer o acionamento com dois dedos, mas o correto é com todos os dedos da mão fazendo a frenagem”.

Durante o curso, demonstrações são feitas aos motociclistas para que eles possam verificar na prática que, em caso de acionamento errado dos freios, a motocicleta demora realmente para parar. Um tempo em que o piloto pode perder o controle ou até mesmo atropelar alguém.

Outros pontos bastante explorados no curso são sobre como desviar de obstáculos, cuidados com pneus, necessidade de calibragem, regulagem da embreagem, luz de freios e muito mais.

O curso de pilotagem é realizado quando é formada uma turma com 15 motociclistas. Ele também é oferecido para empresas.

Para participar é preciso ligar para a equipe da educação para o trânsito da Urbes pelo telefone (15) 3331-5000, ramal 5046. A campanha educativa também conta com a parceria do Detran e da Polícia Militar.

Foto: Reprodução