Empregos temporários

3 de dezembro de 2018

Neste mês, entrevistamos o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Sergio Antonio Reze, que nos conta sobre as vagas de fim de ano e sobre as expectativas na área comercial de Sorocaba.

Empregos temporários

Zona Norte Notícias – O que é a Associação Comercial e como ela atua junto ao comércio de Sorocaba?

Sérgio Reze – A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados.

ZNNotícias – Como é a participação das empresas na associação e quem pode participar? 

SR – O quadro associativo da entidade reúne empresários representantes de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes.

ZNNotícias – Houve melhorias nas contratações no comércio em relação à crise de 2016  até esse ano?

SR – Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, o setor do comércio apresenta saldo positivo desde julho desse ano, resultado maior que o ano passado.

Em relação as contratações temporárias, segundo pesquisa da Associação Comercial, 1.500 oportunidades podem surgir no comércio de Sorocaba, sendo que 28% dos entrevistados pretendem contratar novos funcionários até o fim de novembro. Um total de 32% afirmou ter contratado temporários em 2017, o que resultou aproximadamente 2.000 vagas geradas na cidade.

ZNNotícias – Como foi esse período para o comércio em Sorocaba?

SR – Os indicadores econômicos oscilaram muito nesses dois anos. Infelizmente, algumas empresas diminuíram custos, desligaram alguns funcionários ou até mesmo fecharam as portas. Todavia, a maioria dos empreendedores foi resistente e não deixou de trabalhar e tentar driblar a crise. Em todo momento, o clima de otimismo se fez presente, mesmo em meio às dificuldades que surgiram. A Associação Comercial incentiva e prepara seus associados a criar oportunidade de atrair clientes, aumentar a rede de relacionamentos e, com isso, vender mais.

ZNNotícias – O comercio local ainda reflete a crise ou já voltou a se estabilizar?

SR – Acreditamos que o crescimento deve ser gradual. Crises e dificuldades sempre existiram. O importante é não deixar de trabalhar e desenvolver ações para fomentar o comércio.

ZNNotícias – Para as pessoas que estão buscando uma vaga temporária os ganhos giram em qual valor?

SR – Não temos essa informação.

ZNNotícias – Quantas vagas foram abertas no comércio para o fim do ano?

SR – Considerado o período mais importante para o comércio, os dois últimos meses do ano são marcados pelo aumento do consumo e das contratações temporárias, que movimentam o mercado de trabalho.

Segundo pesquisa da Associação Comercial, 1.500 oportunidades podem surgir no comércio de Sorocaba, sendo que 28% dos entrevistados pretendem contratar novos funcionários a partir de novembro. O levantamento registrou que 17% dos lojistas ainda estão em dúvida na contratação, devido a atual situação econômica do País.

ZNNotícias – Houve aumento dessas vagas em relação a 2017 para esse ano?

SR – Dentre os entrevistados, 44% disseram que irão contratar pelo menos um profissional, 30% até dois. Um total de 32% afirmou ter contratado temporários em 2017, o que resultou aproximadamente 2.000 vagas geradas na cidade.