Estudantes da rede municipal retornam às aulas dia 5 de fevereiro

29 de janeiro de 2019

Estudantes da rede municipal retornam às aulas dia 5 de fevereiro

Os estudantes da rede municipal de Sorocaba retornarão às aulas no dia 5 de fevereiro. Até o momento as mais de 53 mil crianças que já estão matriculadas nas 151 unidades escolares da cidade contarão com o material didático do Sistema de Ensino Sesi.

As matrículas estão em andamento. Até agora, são mais de 10 mil crianças matriculadas em creches, mais de 13 mil em pré-escola e aproximadamente 30 mil no ensino fundamental. Além dessas etapas, mais 132 estudantes se matricularam pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atualmente a rede conta com 2.252 professores e 1.494 auxiliares de Educação.

Para receber os alunos, as escolas têm contado com serviço de limpeza e roçagem por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema). Para o secretário da Educação, André J. Gomes, que está acompanhando as preparações de retorno às aulas, este será um ano de grandes conquistas para a rede municipal de ensino. “Além de todos os nossos estudantes contarem com os livros do Sistema de Ensino do Sesi, teremos novas vagas em creches por meio do processo de gestão compartilhada ao longo deste ano”, disse o secretário.

A implantação dos livros didáticos do Sesi foi uma ação inovadora do atual governo em prol da edução em Sorocaba. De acordo com o prefeito José Crespo, os estudantes terão grandes benefícios com o atual sistema na rede municipal. “Nossas crianças terão a oportunidade de vivenciar diariamente um ensino com a qualidade do Sesi, uma instituição respeitada em âmbito internacional como modelo de ensino”, disse o prefeito.

Formação para todos os professores

Os professores da rede municipal de ensino terão mais opções de formações de qualificação no próximo ano. A Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (SEDU), tem como meta ofertar mais encontros formativos que atenderão todos os professores.

Em 2018, foram atendidos cerca de 3,4 mil profissionais da Educação, sendo 1,7 professores. Foram realizadas formações de variados temas, tais como: ‘Sala de leitura’, ‘Leitura na primeira infância’, ‘Recuperação paralela’,‘Educação de Jovens e Adultos (EJA)’, ‘Práticas Corporais’, ‘Grupos de estudos avançados’, ‘Reunião de grupo de trabalho da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)’, ‘Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)’, ‘Programa de Trabalho de Justiça e Cidadania – Associação dos Magistrados de Justiça do ‘Trabalho da XV Região (AMATRA)’, ‘Seminário sobre Obesidade Infantil – Uma abordagem multidisciplinar’, ‘Integração de novos funcionários (cuidadores e estagiários)’ e ‘Encontro formativo para suporte pedagógico’. A rede contou também com uma formação em parceria com o SESC para professores de Educação Física intitulada ‘Ginástica para todos’.

Além desses programas de aperfeiçoamento, em 2019 a Secretaria da Educação contará com as formações do Sistema de Ensino Sesi e as capacitações alinhadas ao novo Currículo Paulista norteado pela BNCC que atenderão cerca de 2,5 mil professores mais a equipe do suporte pedagógico, que é composta por diretor, vice-diretor e orientador pedagógico. O primeiro encontro formativo do Sistema de Ensino Sesi acontecerá na próxima segunda-feira, dia 4 de fevereiro, na Arena Sorocaba.