Evento na UFSCar aborda a relação entre mulheres e educação

24 de setembro de 2018

Mesa de debates acontece no dia 25 de setembro, às 19 horas, no Campus Sorocaba da Universidade

Evento na UFSCar aborda a relação entre mulheres e educação

Acontece amanhã, dia 25 de setembro, no Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a mesa de debates “As Mulheres e a Educação”, realizada pelo Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores (GPForPP) da Instituição.
O objetivo é aprofundar as reflexões acerca do papel da mulher trabalhadora em Educação, como protagonista da luta pela educação de qualidade social, e que luta contra uma “lógica” do sistema do capital que tenta invisibilizá-la, pagando salários menores, além de produzir e reproduzir ideologias como o machismo e o sexismo, para justificar tais políticas salariais.
Também pretende-se construir um espaço de reflexão sobre a necessidade da discussão de gênero na Educação Básica, bem como na universidade, e sobre a contribuição feminina na construção de pedagogias escolares mais dialógicas e significativas para o conjuntos de estudantes (meninas e meninos).
O evento terá três palestras: “Mulheres: política e gênero”, ministrada por Silvana Soares de Assis, professora da rede pública estadual e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); “Por que debater gênero na escola?”, com Mariana Luppi Foster, graduada em Filosofia, mestranda em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP) e militante da Frente Feminista de Esquerda; e “História da educação feminina no Brasil”, que será proferida por Keyla Rosado Pererira, professora de História, mestranda em Educação pela UFSCar e membro do GPForPP. A mediação será de Norma Machado, professora de História e membro do GPForPP.
A mesa de debates, gratuita e aberta ao público, tem início às 19 horas no auditório do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). Todos os participantes receberão certificado. A coordenação do evento é de Marcos de Oliveira Sales, docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) e membro do GPForPP.


Tags:, , ,