Gato Persa de Sorocaba é o grande vencedor da Expo Gatos 2015

7 de outubro de 2015

Evento reuniu cerca de 150 felinos e público de seis mil visitantes

Gato Persa de Sorocaba é o grande vencedor da Expo Gatos 2015

O gato persa Daruma Rocco, de dois anos e nove meses, foi consagrado vencedor na categoria Best Over All (Foto: Divulgação)

O gato persa Daruma Rocco, de dois anos e nove meses, foi consagrado vencedor na categoria Best Over All (Melhor de Todos) da 8ª edição da Expo Gatos, realizada em Santos no último domingo, dia 27. O felino pertence ao criador Alex Martins, do Gatil Daruma, de Sorocaba, e recebe os cuidados do groomer Luciano Ribeiro, profissional especializado na higiene e beleza do animal.

A exposição, organizada pela Associação da Raça Maine Coon no Brasil (AMACOON) e patrocinada pela ROYAL CANIN®, referência no mercado de alimentação super premium para gatos e cães, premiou Rocco e diversos outros gatos em diferentes categorias.

Esse ano, o público teve a oportunidade de conhecer mais de 150 gatos de 13 diferentes raças exóticas, além de suas curiosidades. A grande novidade do evento este ano foi a participação dos primeiros filhotes da raça Selkirk Rex nascidos no país. Os juízes convidados pela Federação Internacional de Felinos (FIFe) vieram da Dinamarca, Holanda e Argentina.

“A Royal Canin acredita no trabalho e potencial dos criadores brasileiros, que já demonstram estar no mesmo nível dos americanos e europeus. Apoiar esse tipo de evento é uma excelente oportunidade para reconhecer os criadores do país e também estimular boas práticas na criação de gatos, além de compartilhar conhecimento sobre esta espécie que cresce duas vezes mais do que a de cães no Brasil e desmistificar uma série de mitos sobre os gatos”, afirma Ana Camargo, Gerente de Marketing Varejo Especializado e Criadores da Royal Canin Brasil.

Dados divulgados pelo IBGE mostram que 17,7% dos domicílios possuem pelo menos um gato. A população felina em domicílios brasileiros foi estimada em 22,1 milhões, o que representa aproximadamente 1,9 gato por casa.