Golpe da venda irregular de terrenos na zona norte é investigado pela polícia

18 de julho de 2019

Golpe da venda irregular de terrenos na zona norte é investigado pela polícia

O golpe da venda irregular de terrenos está sendo investigado pela Polícia na zona norte da cidade de Sorocaba. Os golpistas anunciam a venda pela internet e o preço quase sempre é a metade do que realmente os terrenos valem. Alguns terrenos são comercializados várias vezes por pessoas que não são donas do imóvel. Dezenas de vítimas já caíram no golpe em Sorocaba.

Os golpistas aceitam carro e até parcelam no boleto. Para dar credibilidade à venda, falsificam documentos usando dados dos verdadeiros donos, que são conseguidos nos cartórios, já que qualquer pessoa pode conseguir a certidão de um imóvel. Apresentam esses documentos assinados pelo falso dono e até com firma reconhecida em cartório. Uma das vítimas chegou a pagar R$ 40 mil ao falso dono antes de descobrir o golpe.

A região que está em crescimento tem ainda muitos terrenos sem construção. Por isso os novos moradores procuram a região e acabam fechando negócio quando encontram uma proposta aparentemente atrativa. As vítimas só descobrem que caíram em um golpe quando vão registrar o imóvel. E, quando a farsa é descoberta, começam a aparecer todos os reais donos e pessoas que já caíram neste tipo de golpe

O ideal é procurar ajuda antes de fechar negócio. O oficial do 1º Cartório de Registro, Carlos André Ordonio, diz que o cartório conta com uma equipe treinada para evitar este tipo de fraude. “Temos escreventes treinados na área que procuram identificar este tipo de adulteração. Procuramos de todas as formas evitar que contratos falsos tenham acesso ao registro imobiliário”. explica.