IR 2019: liberado download de programa para declaração

25 de fevereiro de 2019

IR 2019: liberado download de programa para declaração

Está liberado a partir de hoje o download do programa para declarar e enviar o Imposto de Renda 2019. O programa está disponível no site da Receita Federal. O contribuinte pode baixar o programa e preencher as informações, mas ainda não é possível enviar os dados. Em função do Carnaval, só será possível enviar a declaração a partir do dia 7 de março e o prazo vai até 30 de abril, às 23h59, horário de Brasília.

Há novidades no Imposto de Renda 2019: o CPF será exigido de todo mundo, inclusive recém-nascidos. Além disso, o contribuinte terá de incluir detalhes sobre seus imóveis e carros: número de matrícula e IPTU do imóvel e Renavam do veículo, por exemplo. Isso já era pedido no ano passado, mas foi opcional. Agora é obrigatório. Informações sobre problemas no preenchimento também serão bem mais rápidas: o contribuinte saberá se houve erro e o que deve fazer para corrigir em 24h após a entrega, segundo a Receita. O prazo antes era de 15 dias.

FORMAS DE ENTREGA DA DECLARAÇÃO:

A declaração do IR 2019 poderá ser preenchida e entregue de três formas:

– Em qualquer computador, baixando o programa do IR 2019;

– Em tablets ou celulares, por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível no Google Play (versão Android) na App Store (versão iOS);

– Diretamente no site da Receita, apenas para quem possui Certificado Digital. Basta acessar o serviço “Meu Imposto de Renda”, no centro virtual de atendimento (e-CAC) da Receita.

A expectativa da Receita é de que,  do total remessas de Imposto de Renda, 700 mil ocorram por meio dos aplicativos para celular. O número de contribuintes que usam essas ferramentas deve mais que dobrar. No ano passado, 320 mil pessoas usaram os aplicativos.


Tags:, ,