Jardim Botânico de Sorocaba comemora 5 anos de atividades

15 de março de 2019

Jardim Botânico de Sorocaba comemora 5 anos de atividades

Para marcar os 5 anos do Jardim Botânico de Sorocaba – comemorado nesta sexta-feira, 15 de março -, a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (SEMA), promoveu uma série de atividades que marcaram a data, como oficina de construção de geodésica, curso de artesanato em bambu, e, em especial, o plantio de uma coleção de bambus com dezenas de espécies nativas e exóticas.

O mês começou com ações voltadas ao meio ambiente que vão ser estendidas até a próxima semana não só para comemorar o aniversário do Botânico, como também do Dia da Água e do Rio Sorocaba, comemorado no dia 22 de março. O Secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Jesse Loures, ‘todas as atividades que estamos fazendo nesse mês, tem foco na conscientização da população, pensando nas futuras gerações”, conclui Loures.

Ele acrescenta ainda que ‘uma das preocupações do governo Crespo, é, sem dúvida, a questão ambiental de Sorocaba. Este é um importante patrimônio para nossa cidade e fico feliz em fazer parte desse contexto, que é uma fonte rica para as pesquisas científicas”, explicou o secretário da Sema.

Um dos idealizadores para a construção do Jardim Botânico, o engenheiro Agrônomo da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (SERPO), Clebson Ribeiro, emocionado contou que há 10 anos já sonhava com o espaço, e que hoje é gratificante ver o quanto o local contribui para dar vida à cidade. “Eu fico muito feliz e satisfeito de ver o que o Jardim Botânico se tornou, a riqueza natural e cultural que representa pra cidade”, declarou Clebson.

Coleção de bambus

Para contribuir com a divulgação de iniciativas, capacitação e fomento do desenvolvimento da produção de bambus, bem como das tecnologias associadas, o Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Bôas” (JBSO), em seu 5º aniversário, inicia seus trabalhos nessa área, trazendo uma nova coleção de bambus para o espaço e realizando cursos voltados a essa temática.

Serão plantadas dezenas de bambus, de diferentes espécies entre nativas e exóticas, como o Dendrocalamus Asper, conhecido popularmente como ‘Bambu Gigante’, e o Guadua Angustifolia, o famoso ‘Bambu Colombiano’. As mudas foram todas doadas por pesquisadores do vegetal.

Programação

Dia 16/03
9h – 12h – Oficina “Construção de geodésica com bambu”, com o biólogo Cristians Edgar Guimarães Leite, do Jardim Botânico de Sorocaba.
De 18/03 a 22/03
8h – 17h – Curso de Artesanato em Bambu, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Para participar, é necessário fazer inscrição pelo site: meioambiente.sorocaba.sp.gov.br.

Fonte: SECOM


Tags:,