Mais de 600 veículos do transporte escolar precisam renovar vistorias

16 de julho de 2019

Mais de 600 veículos do transporte escolar precisam renovar vistorias

Os 639 veículos que fazem o transporte escolar fretado por estudantes precisam ser aprovados em vistorias até a sexta-feira (26) da próxima semana, para continuar prestando o serviço neste segundo semestre de 2019. As vistorias iniciaram nesta segunda-feira (15) e são feitas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). Na sequência, os responsáveis pelos veículos devem levar o laudo emitido pelo Detran na Urbes – Trânsito e Transportes, para a retirada do selo Selo Autorizador que se difere do selo do semestre anterior, adotando agora a cor vermelha.    

O secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, ressalta que tanto a Urbes como a Polícia Militar e a Guarda Municipal averiguam no trânsito o selo nos veículos que fazem o transporte escolar. “Trabalhamos para elevar cada vez mais a segurança e a exemplo de todos os demais condutores, os responsáveis pelo transporte dos estudantes devem estar com as obrigações em dia”, enfatiza o secretário Fioravante. 

Todos os itens de segurança exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) são averiguados durante a vistoria no Detran, como a pintura da faixa lateral amarela com inscrição em preto, o tacógrafo (marcador de velocidade) e os cintos de segurança em número igual ao da lotação total permitida, além do extintor de incêndio. Existe, ainda, a preocupação com o meio ambiente e poluição causada pelos veículos.   

Segundo o Detran, caso o condutor não renove seu cartão de vistoria no tempo estipulado, a renovação só poderá ser feita no início de 2020 e durante esse período é revogado o alvará de circulação do veículo.   As vistorias ocorrem na unidade de Sorocaba, localizada na avenida 15 de Agosto, 4.800, Jardim Leocádia do dia 15 até 26 de julho.   

Após realização da vistoria o condutor escolar deverá apresentar os originais e copias do Cartão de Vistoria emitidos pelo Detran contendo o carimbo do segundo semestre, juntamente ao Relatório de Medição de Opacidade (laudo da fumaça) na unidade da Urbes situada na rua Chile, 401, bairro Barcelona. 

Fonte: SECOM


Tags:, , ,