No dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, Sorocaba conta com 44 equipes do Programa Estratégia de Saúde da Família

5 de dezembro de 2018

No dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, Sorocaba conta com 44 equipes do Programa Estratégia de Saúde da Família

No dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, profissional que destaca-se por avaliar o histórico do paciente de forma integral, com o objetivo de gerar um diagnóstico mais adequado e preciso, Sorocaba, através do Programa Estratégia de Saúde da Família oferecido pela Secretaria da Saúde (SES), conta com 44 equipes que atuam em 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) oferece os serviços de acolhimento, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), consulta odontológica, curativo, dispensação de medicamentos básicos, dispensação de preservativos e contraceptivos, exame preventivo de câncer de colo de útero, grupos de educação em saúde, imunização, consultas médicas e de enfermagem, nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez, tratamento odontológico, sutura e visita domiciliar do agente comunitário de saúde.

A equipe é composta por educador físico, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo), além de auxiliar administrativo e prestadores de serviço de higiene e limpeza e atuam nas UBSs dos bairros Nova Esperança, Vila Barão, Cerrado, Wanel Ville, Lopes de Oliveira, Parque São Bento, Vitória Régia, Paineiras, Ulisses Guimarães, Ana Paula Eleutério (Habiteto), Vila Sabiá, Aparecidinha, Cajuru e Brigadeiro Tobias.

Segundo o gestor técnico de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Dr. Frederico Grizzi de Campos, médico de família e comunidade titulado há 12 anos, a reorientação da formação acadêmica médica para a área de Medicina de Família, bem como as políticas de fortalecimento da Atenção Básica e expansão da Estratégia Saúde da Família constituem pilares fundamentais para uma maior resolutividade dos problemas de saúde da população no SUS e uma consequente redução de custos com internações e exames de alta complexidade.

Este dia é dedicado ao Médico de Família por ter sido o dia em que foi fundada a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) em 1981, quando ainda era chamada de Medicina Geral e Comunitária.

Se destaca entre as características destes profissionais o acompanhamento das pessoas ao longo de suas vidas, excelência clínica, habilidades de comunicação e vínculo com uma população definida (comunidade). Tudo isso porque o Médico de Família e Comunidade é especialista em pessoas, independente da idade, sexo ou problemas de saúde.