ONU promove desafio nas redes sociais pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho de 2019

ONU promove desafio nas redes sociais pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

O dia 05 de Junho é a data instituída há quase 50 anos, desde 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, na Suécia, para celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente. O intuito da comemoração era conscientizar a sociedade sobre os problemas ambientais e a necessidade da preservação dos recursos naturais.

Hoje, com essa temática ainda em alta, a Organização das Nações Unidas (ONU) promove várias iniciativas falando sobre a poluição do ar. O grupo lançou um site especial, https://www.worldenvironmentday.global/pt-br , um mapa interativo de eventos e um desafio digital de comprometimento para chamar a atenção para este problema, classificado como “evitável, mas que demanda ações urgentes e imediatas”.

A ONU desafia cidadãos a postarem fotos e vídeos tampando o rosto e a boca nas redes sociais. O intuito é pedir para líderes mundiais iniciativas para um ar mais limpo. Os rostos podem ser cobertos com lenços, máscaras de ar ou itens criativos que façam referência à poluição do ar.

A idéia é que cada pessoa poste hoje uma foto ou vídeo para assumir um compromisso em reduzir a poluição do ar e marcar três pessoas ou empresas para seguir o exemplo. A ONU recomenda utilizar as hashtags #DiaMundialDoMeioAmbiente e #CombataAPoluiçãoDoAr e marcar a @ONUMeioAmbiente.

Algumas atitudes que todos podem colocar em prática para combater a poluição:

  • Desligue o motor do carro quando estiver estacionado
  • Reduza seu consumo de carne e laticínios para ajudar a reduzir as emissões de metano
  • Faça a compostagem de alimentos orgânicos e separe o lixo não orgânico
  • Migre para sistemas e equipamentos de aquecimento doméstico de alta eficiência 
  • Poupe energia: Desligue as luzes e os equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso
  • Escolha tintas e móveis não tóxicos

O site especial apresenta uma linha do tempo do Dia Mundial do Meio Ambiente, com dados sobre poluição do ar, um teste de conhecimento, além de publicações e uma série de reportagens. Estão disponíveis também guias práticos com soluções para a poluição do ar. Já no mapa interativo, pode ser cadastrado qualquer evento que busque promover um ar mais limpo.

Foto: Reprodução/Facebook UN Environment