Oposição consciente

8 de fevereiro de 2017

Renan Santos é um dos novos vereadores que chegaram a Câmara em 2017, ao todo foram 10 entre velhos conhecidos e novas caras que compõe o legislativo neste mandato. Sempre muito seguro de suas opiniões, já mostrou a que veio em seus primeiros passos como vereador, principalmente ao defender suas posições nas votações que movimentaram a Câmara Municipal neste início de ano.

Oposição consciente

Renan assumiu a cadeira de vereador em sua segunda candidatura (Foto: Assessoria de Imprensa)

Zona Norte Notícias – Fale-nos um pouco em que área trabalhava antes de entrar para a política.
Renan Santos – Trabalhei em muitas coisas até hoje. Dentre as principais, fui estoquista, vendedor e representante comercial, atuando no comércio e em indústrias de Sorocaba. Quando ingressei na vida pública e na militância, trabalhei como assessor parlamentar e também na assessoria de entidades sindicais. Depois de formado, ingressei na carreira de professor universitário, profissão que eu amo e continuarei exercendo, bem como, continuarei na vida sindical, trabalhando em defesa dos trabalhadores.
ZN notícias – Quando se iniciou na política e quais as causas pelas quais você lutava e luta?
Renan – Quando jovem, por volta dos meus 15 anos, iniciei minha vida pública ao ser presidente da Associação dos Moradores do Jardim Casa Branca e na Igreja Católica, como catequista e membro da Pastoral da Juventude. Esse período foi muito importante, pois tive a real dimensão da realidade vivida pelas pessoas que estavam à minha volta. Pouco tempo mais tarde, comecei minha militância em partidos políticos, por entender que seria um caminho para solucionar a situações que eu via no meu dia-a-dia. Ingressei na universidade, fui presidente do Diretório Central dos Estudantes da Uniso e comecei minhas atividades sindicais, em defesa dos trabalhadores. Em meu percurso, sempre defendi a educação e os direitos dos trabalhadores. Em 2012, me candidatei à vereador pela primeira vez.
ZN notícias –Então essa foi a sua segunda candidatura?
Renan – Sim, fui candidato em 2012, com 1635 votos e agora eleito em 2016 com 3181.
ZN notícias –Você presidiu o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Sorocaba (Uniso), no período em que cursou a graduação em Relações Públicas. Qual foi o aprendizado nesse período? Da pra levar para a vida pública agora que é vereador?
Renan – Com certeza, aprendi muito durante a graduação e enquanto presidente do DCE. Ampliei meus horizontes em diversos aspectos sociais, políticos e de coletividade, os quais me auxiliaram a crescer politicamente e socialmente. Durante esses anos, aprendi que um conjunto de pessoas bem estruturadas e engajadas, pode conquistar muito mais e defender causas maiores, característica que trouxe comigo ao escolher meus assessores, tenho lideranças populares que vivenciam e estão perto da população e tenho pessoas técnicas para dar todo o suporte necessário para nossas demandas.
ZN notícias – Quais são as principais propostas que você pretende apresentar na Câmara?
Renan – Nossa principal proposta é de ter um mandato popular e que fiscalize e crie leis que garantam direitos e melhorem a qualidade de vida das pessoas. Teremos grandes desafios para o mandato, em todas as áreas, as quais refletem nas dezenas de demandas que atendemos neste começo de ano.
ZN notícias –Qual será a primeira delas a ser executada?
Renan – Faço parte e sou presidente da Comissão da Saúde. Visitei, ao lado de outros vereadores, as UPHs da cidade, para fiscalizar o funcionamento e os atendimentos realizados. Há anos a saúde de Sorocaba está prejudicada, pela falta de gestão e comprometimento, o que afeta a maioria da população que depende do sistema público. Essa é a minha frente de trabalho mais urgente e já emiti um relatório da fiscalização que realizamos, para cobrar soluções, do executivo, aos problemas que identificamos. Dentre os projetos de lei que desenvolvi nesse começo de mandato, outra questão que julgo de muita importância é do combate à corrupção, e protocolei fim de janeiro um projeto que aborda essa questão.
ZN notícias –Qual é a área que pretende dar mais ênfase?
Renan – Pretendo atuar fortemente nas áreas da saúde e da educação, que são a base para qualquer sociedade. Como sabemos, a saúde em Sorocaba está um caos e precisa de medidas urgentes para que sejam resolvidos os problemas. Como presidente da comissão de saúde, não medirei esforços para resolver todas as demandas na área que mais afeta a população. Para a educação, minha principal bandeira é a do Prouni Municipal, projeto que deve auxiliar muitos jovens que ainda estão fora das universidades o que tiverem de parar seus estudos por questões financeiras. Minha base é a Zona Norte e eu pretendo fazer muito por essa região, tão esquecida por diversas gestões, mas meu mandato é popular e para a população de Sorocaba. Trabalho e trabalharei por todas as pessoas de nossa cidade.
ZN notícias –Como administra a demanda de pedidos da população?
Renan – Como comecei a vida pública cedo, mesmo sem ser eleito, sempre recebi muitas demandas e agora posso dizer que as mesmas triplicaram. Tenho em meu gabinete uma ótima equipe que me auxilia na triagem, atendimento e resolução dessas demandas.
ZN notícias – Como você se sente sendo vereador da oposição, e a oposição nesta legislatura sendo minoria? Você acha que conseguirá fazer um bom trabalho com isso, ou acha que pode ser prejudicado?
Renan – Existe no Brasil um grande erro de interpretação ou até mesmo de atuação das oposições. Não vejo oposição como algo ruim, briguento e intolerante. Oposição deve ser um posicionamento político, estruturado e consciente de suas ações, as quais devem ser pautadas nos interesses populares e não no simples ato de ser contrário. Com relação ao governo municipal, deixe claro para o prefeito Crespo de que serei e farei oposição às inconstitucionalidades, irregularidades e tudo aqui que não atenda ou beneficie a população, assim como serei favorável as medidas que contribuam com o crescimento da cidade, que contemplem direitos e melhorias para a vida da nossa gente. Ainda sobre minha atuação, acredito que como um bom Relações Públicas, vou articular e trabalhar para construir relacionamentos, os quais com certeza possibilitarão o sucesso do nosso mandato.
ZN notícias – Qual a sua opinião sobre essa proposta da reforma administrativa que o executivo encaminhou a câmara e da aprovação dela como se deu, na sessão extraordinária do dia 18/01?
Renan – Sou totalmente contrário à proposta. O momento que o país vive, exige cautela, principalmente dos governos. Não é correta a recriação de cargos por diversos motivos, desde incoerência entre as promessas de campanha e as ações da gestão, a questão financeira em tempos de crise e os questionamentos quanto à legalidade da proposta. Votei contra a reforma e continuo a argumentar que o prefeito deve priorizar e solucionar as situações mais urgentes para a população, para depois, buscar recursos que inicialmente não resolvem a vida da nossa gente.
ZN notícias –Considerações finais?
Renan – Gostaria de frisar que nosso mandato será popular e propositivo, com atenção redobrada aos interesses do povo. Aproveito para convidar a população a nos visitar – no gabinete 15 da Câmara Municipal – e manter contato conosco por e-mail, redes sociais e telefone, trazendo demandas e acompanhando nosso trabalho.


Tags:, , , , , , , , ,