Parceria entre Prefeitura e Santa Casa traz internato de Medicina a Sorocaba

6 de fevereiro de 2019

Parceria entre Prefeitura e Santa Casa traz internato de Medicina a Sorocaba

O prefeito José Crespo recebeu em seu gabinete na tarde de terça-feira (5) alunos do internato de Medicina da Santa Casa de Sorocaba. A nova parceria integra também a Universidade Brasil da cidade de Fernandópolis. Através desta fusão, esses futuros médicos estão tendo a oportunidade de conviver em unidades públicas municipais de Saúde.

Durante a ocasião, José Crespo destacou a importância dessa parceria e como Sorocaba é uma cidade acolhedora. “Sem dúvidas esses futuros médicos vão adorar nossa cidade. Esse projeto é um importante caminho para a preparação técnica deles, ainda mais com a oportunidade de conhecer nossas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Urgência e Emergência, Policlínica e os CAPSs”, declara.

O encontro contou com a presença do médico e diretor técnico da Santa Casa, Dr. Fernando Brum, da secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, e da coordenadora acadêmica do internato, Juliana Pedroso Moraes Vilela de Castro.

De acordo com a coordenação acadêmica do internato, esses 24 alunos ficarão em Sorocaba até novembro de 2019 e passarão pelas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, urgência e emergência/UTI, pediatria, ginecologia e obstetrícia, e saúde mental. “A formação médica está diretamente relacionada a esta proximidade do médico com a população em geral. Não se pode pensar na formação do médico sem pensar na contribuição social. Estamos falando de uma profissão onde o princípio básico é o alívio do sofrimento e promover a saúde”, explica Fernando Brum.

A secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, enfatizou os benefícios da parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e a Santa Casa. “Vivemos um momento de melhorias na saúde através dessa parceria, não só através de assistência médica, mas agora também colaborando na parte educacional e capacitação técnica desses futuros médicos”, afirma.

Ao final do encontro, o aluno Gustavo Pavão, de 28 anos de idade, agradeceu a oportunidade de estar no internato da Santa Casa e ainda conviver com a população nas unidades públicas de saúde. “Passar pelas unidades públicas é um grande aprendizado, pois se aprende toda a base de estudo que vivemos na universidade”, conta.


Tags:, , , , , , , ,