Prefeito Jose Crespo entrega defesa à Comissão Processante

16 de maio de 2019

Prefeito Jose Crespo entrega defesa à Comissão Processante

O prazo para ele se manifestar se encerraria às 18h, mas, em tempo, o prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM), entregou na tarde desta quinta-feira, 16, a defesa à Comissão Processante aberta pela Câmara dos Vereadores para investigar denúncias de irregularidades na Lei do Voluntário.

A defesa foca no pedido de arquivamento da CP por vícios jurídicos que não foram especificados. O setor jurídico da Câmara vai analisar o documento na sexta-feira (17) para ver se tem consistência e, na próxima segunda-feira (20), a comissão deve se reunir para decidir se acata o pedido ou não.

Mesmo que os membros da CP acatem o arquivamento, o pedido ainda precisa passar pelo Plenário. Se não for acatado, os vereadores seguem fazendo oitivas para tentar esclarecer a participação do prefeito no caso.

Crespo foi notificado da abertura da comissão no dia 6 de maio, depois de os membros da CP terem ficado quase uma semana tentando encontrá-lo. A partir daí, o prefeito teve 10 dias para apresentar a defesa.

A investigação contra ele foi aberta com base no relatório parcial da CPI do Voluntariado. O pedido de CP foi feito pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da cidade, Salatiel Hergesel, e aprovado por 18 votos a favor e um contra (de Irineu Toledo)

Na época, Crespo negou as irregularidades e disse que todos os atos dele foram feitos dentro da legalidade. Além disso, disse que o fim das investigações vai mostrar que ele não teve envolvimento nas supostas denúncias.

No mesmo dia, a Câmara de Sorocaba aprovou outra Comissão Processante contra a vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PSB). A CP contra Jaqueline foi aberta após a denúncia de que ela teria usado um funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para fazer serviços particulares. Um morador da cidade pediu a impugnação da vice-prefeita.

A vice-prefeita já apresentou defesa e o prazo para os vereadores analisarem o documento e prepararem um relatório parcial termina nesta sexta-feira, 17.