Prefeitura realiza manutenção na ciclovia da Av. Itavuvu

11 de junho de 2015

Prefeitura realiza manutenção na ciclovia da Av. Itavuvu

O trecho que vem sofrendo intervenção fica entre a Toyota e a ponte do Rio Sorocaba (Foto: Zaqueu Proença)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), iniciou nesta quarta-feira (10) trabalhos de recuperação e manutenção na ciclovia que margeia a Av. Itavuvu. O trecho que vem sofrendo intervenção fica entre a Toyota e a ponte do Rio Sorocaba e tem aproximadamente seiscentos metros de extensão.

 

O trabalho consiste inicialmente na restauração do trecho com aplicação de concreto vassourado que, além de maior resistência e durabilidade, garante mais segurança aos ciclistas por ser menos escorregadio. Os trabalhos iniciados nesta quarta-feira têm previsão de conclusão até o dia 25 de junho, sendo que logo em seguida o trecho melhorado receberá pintura e sinalizações.

A ação visa oferecer maior segurança aos sorocabanos que utilizam a ciclovia que dá acesso ao Parque Tecnológico, à Rodovia Castello Branco e às empresas ali instaladas.

 

Mais ciclovia

A Serp também está ampliando em mais 1.700 metros a ciclovia já existente na Avenida Elias Maluf, no bairro Wanel Ville. A iniciativa beneficia moradores e usuários da comunidade e bairros vizinhos que, com a nova pista, não precisarão mais correr o risco de transitar com bicicletas em meio aos veículos ou dividir espaço com os pedestres nas calçadas.

O novo trecho de ciclovia se inicia na confluência das Avenidas Elias Maluf com Paulo Emanuel de Almeida e prossegue até a Rua José Gomes dos Santos. A previsão é de que a parte estrutural seja concluída até a próxima segunda-feira (15). Posteriormente o local receberá pintura e sinalizações.

Esse novo trecho de ciclovia no Wanel Ville terá 1.700 metros de comprimento por 2,05m de largura, com piso de sete centímetros de espessura, o que garante maior resistência e durabilidade. A obra faz parte do Plano Cicloviário da administração municipal, que prevê implantação de mais ciclovias em várias regiões da cidade até o final de 2016.

Atualmente, Sorocaba possui 115 quilômetros de ciclovias que cortam a cidade de Leste a Oeste e de Norte a Sul, com predominância na zona Norte da cidade. Da extensão total, 110 quilômetros são de ciclovias, três quilômetros de ciclofaixas e dois quilômetros de faixa compartilhada com veículos (Ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer).

Sorocaba vai além das ciclovias e planejou a conectividade da bicicleta com outros modais. A cidade conta com um sistema bike-share gratuito, o Integrabike, que disponibiliza 152 bicicletas distribuídas por 19 estações localizadas nas regiões central e norte. Além disso, existem cinquenta paraciclos (estruturas para estacionamento de bicicletas) integrados a terminais de ônibus e pontos estratégicos para a integração com a rede de transportes do município.