Primeira paralimpíadas em Sorocaba está programada para novembro

20 de agosto de 2019

Primeira paralimpíadas em Sorocaba está programada para novembro

Como parte da preparação da primeira paralimpíadas de Sorocaba, que deverá acontecer em novembro, técnicos da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), estiveram em Jundiaí para conhecer projetos esportivos para deficientes.

Jundiaí possui o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) e é referência no treinamento de modalidades para atletas com deficiência (ACD). O programa tem como objetivo integrar pessoas com deficiências por meio da prática esportiva. A maioria das atividades acontece nas dependências do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Dr. Nicolino De Luca – Bolão. No local, o Diretor de Departamento de Esporte Adaptado, César Munir de Almeida, mostrou onde acontecem as aulas e falou sobre as competições realizadas na cidade.

Desde 2017, a Semes está planejando formas de atender deficientes físicos e intelectuais em diversas atividades nos centros esportivos e demais espaços públicos da cidade. Equipes de Natação e atletismo já representam a nossa cidade em competições oficiais e a intenção com as paralimpíadas é despertar o interesse de outros deficientes para a prática de atividade física, melhorando a saúde e autoestima.

Uma primeira reunião, com a presença das entidades Integra, Proex, Melanie Klaein, Integrar, Clave de Sol e Projeto Lia, aconteceu no começo deste mês para definir as modalidades esportivas e categorias das competições, além dos locais que poderão ser utilizados.

O Secretário da Esportes e Lazer, Simei Lamarca, é o maior entusiasta do evento. “Vamos realizar uma festa para divulgar e proporcionar mais qualidade de vida a quem tem alguma necessidade especial e isso é muito bom. São exemplos que devemos incentivar sempre”, comentou.


Tags:,