Procon atende quase 2 mil pessoas em apenas um mês

7 de agosto de 2018

Procon atende quase 2 mil pessoas em apenas um mês

Sede do Procon fica ao lado do prédio da Justiça Federal, no Campolim. (Foto: Divulgação)

Não há nada mais desagradável para o consumidor do que fazer uma compra e constatar que o produto, muitas vezes tão desejado, está com defeitos. E o pior é quando a procura pelo fornecedor na busca de uma solução não obtém o êxito almejado e o prejuízo se torna inevitável. É nessas horas que a atuação do Procon se faz fundamental para garantir a proteção e a defesa dos direitos do consumidor. Em Sorocaba, o órgão, que é ligado à Prefeitura, por meio da Secretaria de Gabinete Central, tem desempenhado importante papel e registrado um índice elevado de resolutividade. De acordo com levantamento divulgado pelo órgão, durante o mês de julho, ou seja, em trinta dias, 1.992 pessoas foram atendidas. Já o índice de resolutividade chega a 85%.

Destacam-se na estatística de atendimento presencial, por assunto: Serviços Privados (TV a cabo, escolas, prestadores de serviços e outros), com 762 atendimentos; seguidos de 420 atendimentos sobre assuntos financeiros (bancos, financeiras, cartões de crédito e outros); sobre produtos (não entrega de compras, garantia e outros), temos 308 atendimentos; e sobre serviços essenciais (Telefonia fixa, celular e outros), temos 281 registros no mês.

Ainda de acordo com o relatório, das 1.992 pessoas atendidas, 1.689 foram realizadas pessoalmente. E, 50,6% desse total, realizadas na sede do órgão, ou seja, no “Palácio do Consumidor”, como está sendo chamado, localizada na avenida Antônio Carlos Comitre, 330, no bairro Campolim, na zona sul da cidade. Outros 28,9% foram realizados no posto que fica na Casa do Cidadão da avenida Ipanema; 13,3% na Casa do Cidadão da rua Coronel Nogueira Padilha, na zona leste; 4,3% na Casa do Cidadão do bairro Ipiranga; 2,8% no posto da Casa do Cidadão instalada no Paço Municipal, e outros 0,2% no posto implantado na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias. Já outras 643 demandas foram por meio da internet, através do portal www.consumidor.gov.br.

“Nossa intenção é intensificar cada vez mais nossa atuação, objetivando a harmonização nas relações de consumo entre comerciantes e consumidores”, explicou o superintendente do Procon Sorocaba.

 

Dia dos Pais

No próximo domingo (12), comemora-se o Dia dos Pais, e o Procon Sorocaba oferece dicas para a compra de presentes, esclarecendo dúvidas a fim de evitar problemas no futuro para o consumidor. Evitar as compras por impulso é fundamental para evitar que o orçamento fique apertado. Na hora da compra o consumidor deve estar atento aos produtos em exposição. Todos os itens devem apresentar seus preços de forma clara e ostensiva. Se existe a opção de parcelamento, a mercadoria deve conter os dois preços: o total à vista e as parcelas. O lojista deve informar também quais são os juros praticados, número e periodicidade das prestações, no caso de pagamento a prazo.

Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, Internet etc.) exija o comprovante da data de entrega que foi combinado.

O prazo de desistência da compra, nesses casos, é de sete dias de sua confirmação ou do recebimento do produto. O consumidor tem o prazo de 30 dias para fazer a reclamação sobre produtos não duráveis. Já para produtos duráveis o prazo é de 90 dias.

No ato da entrega, o consumidor só deverá assinar o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas no próprio documento, justificando assim o não recebimento.
No ato da compra verifique as condições de troca, lembrando que o estabelecimento não é obrigado a trocar produtos por causa do gosto ou tamanho. E outro alerta do órgão aos consumidores: exija nota fiscal.


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