‘Programa Oportunidade para o Futuro’ pretende inserir jovens no mercado de trabalho

15 de maio de 2019

‘Programa Oportunidade para o Futuro’ pretende inserir jovens no mercado de trabalho

O Programa “Oportunidade para o Futuro” foi lançado nesta terça-feira (14) pela Secretaria de Políticas sobre Drogas (Sepod), da Prefeitura de Sorocaba em parceria com o Ministério da Economia, por meio da Gerência Regional do Trabalho. O objetivo do programa é contribuir para a inserção ou reinserção de jovens no mercado de trabalho, além do acompanhamento desses jovens atendidos com vistas a prevenção de riscos.

Atendendo a Lei de Aprendizagem, algumas empresas de médio e grande porte de Sorocaba devem contratar aprendizes em seu quadro de recursos humanos, entretanto algumas dessas empresas possuem peculiaridades da atividade ou locais de trabalho que constituem embaraço à realização de atividades, podendo impossibilitar a contratação de aprendizes. Nesses casos esses aprendizes poderão ser disponibilizados, mediante requerimento junto à Gerência Regional do Trabalho, para atuarem junto a órgãos públicos do Ministério da Economia, segundo o Decreto Presidencial 8.740 de maio de 2016.

“Iremos, com esse Programa, colaborar para que esses jovens tenham uma excelente oportunidade de inserção no mercado de trabalho, tão difícil e vulnerável nos dias de hoje,  proporcionando vivência e rendimentos que possam refletir em sua integração na sociedade”, declarou o Prefeito Jose Crespo.

A partir do Programa Oportunidade para o Futuro, a Prefeitura de Sorocaba passa a ser umas das opções para a contratação desses aprendizes que serão inseridos nas secretarias municipais, onde atuarão na área administrativa com direito a receber salário/mínimo pelo período de até 6 horas diárias, anotação da carteira de trabalho, além de ter todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. Sendo todos custos de responsabilidade das empresas fiscalizadas, não gerando custo algum ao Governo.

Na Prefeitura, a Sepod será a responsável pelo gestão desses contratos, realizando uma análise do perfil de cada aprendiz, direcionando-os à secretaria que possuir maior afinidade. Dessa forma, sob a fiscalização da Gerência Regional do Trabalho, as empresas poderão cumprir com sua cota encaminhando essa mão de obra à Prefeitura.

Dentre as missões da Sepod, está a de inserir ou reinserir jovens no mercado de trabalho, considerando a situação de vulnerabilidade que o emprego agrava e que constantemente se relaciona com o aumento de usuários de álcool e drogas, conforme ressalta o secretário da pasta José Humberto Urban Filho,  “Esse Programa será uma excelente oportunidade, por meio da Seção de Reinserção ao Mercado de Trabalho, da Sepod contribuir para esses jovens tenham acesso ao aprendizado e à uma experiência profissional que possibilite novos caminhos para o seu futuro”.

Fonte: SECOM


Tags:,