Programação de Natal acontece no Centro até o dia 22 de dezembro

3 de dezembro de 2018

Programação de Natal acontece no Centro até o dia 22 de dezembro

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), e a Associação Comercial de Sorocaba (Acso) deram início no último sábado (1º) à 2ª edição do projeto “Natal Mágico: Paz na Terra” na Praça Coronel Fernando Prestes. Nesta segunda-feira (3), às 19h30, será a vez do Forró Euzébio se apresentar gratuitamente na praça central.

O objetivo do “Natal Mágico: Paz na Terra” é reunir as famílias sorocabanas e resgatar o espírito do Natal. A programação continuará com uma série de atividades até o dia 22 de dezembro na Praça Coronel Fernando Prestes, com apresentações musicais de vários gêneros, iluminação especial, passeio de trenzinho e a tão esperada Cantata de Natal.

O trenzinho vai circular pelas ruas do Centro a partir desta terça-feira (4), das 16h às 21h, e terá capacidade para 55 pessoas por passeio. O percurso que começa na Praça Cel. Fernando Prestes, passará pela rua da Penha, rua Monsenhor João Soares, rua Souza Pereira, rua Dr. Álvaro Soares, rua Sete de Setembro, rua Prof. Toledo, rua Cesário Mota, rua São Bento, rua XV de Novembro, rua Souza Pereira, rua Dr. Álvaro Soares, rua Sete de Setembro, rua Padre Luiz, retornando à Praça Cel. Fernando Prestes. O passeio é gratuito e ocorrerá também nos dias 5, 6,11, 12, 13, 17, 18, 19 e 20 de dezembro. Os ingressos serão distribuídos no local por ordem de chegada.

Já a Cantata de Natal ocorrerá nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de dezembro e contará com a participação de 30 crianças no coral, 13 adolescentes e adultos no teatro e 11 adolescentes e adultos no balé. Com cerca de 50 minutos de duração, a apresentação contará com 14 músicas, além de uma peça, que contará a história de uma família em sua ceia de Natal.

Os ensaios da Cantata de Natal 2018 ocorrem desde junho deste ano e o ensaio geral ocorrerá no dia 12 de dezembro na praça, com incentivo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProaAC), e patrocínio da Sorocaba Refrescos. A realização é da Ferratini Produções Culturais, com direção artística de Lucio Martini, direção de produção de Fábio Ferraz, direção musical de Luciane Nagy Cação, direção cênica de Hamilton Sbrana e coreografia de Telma Tessila.

Forró Euzébio

 O Forró Euzébio é uma banda sorocabana que teve início em 2008, sob a influência de alguns grupos como Trio Forrozão, Falamansa, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e, não por acaso, apresentam um repertório que completa o forró pé de serra e o chamado forró universitário com sucessos de nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Falamansa, Bicho de Pé, Rastapé e outros.

Também tocam composições próprias como os sucessos Cantinho em Você e Coração de Zabumbeiro, músicas instrumentais, arranjos de sucessos nacionais e internacionais de diferentes estilos para o forró e sambas tradicionais (Adoniram Barbosa, Demônios da Garoa e outros).

O Forró Euzébio é formado pelos músicos Ronaldo Richieri (sanfona e voz), Tony Machado (triangulo e voz), Rick Machado (zabumba e voz), Thiago (violão e voz) e Marcelo Ribeiro (flauta).