Projeto do Bem

26 de setembro de 2018

Um time de empresários criou um projeto social que visa contribuir para formação pessoal e profissional de estudantes carentes de escolas públicas. O projeto ”Alunos do Bem” nasceu com o propósito de ajudar o próximo como objetivo principal. Diogo Nali, um dos idealizadores, é nosso entrevistado do Papo Com deste mês.

Projeto do Bem

Zona Norte Notícias – Qual a idéia inicial do projeto  “ALUNOS DO BEM”?

Diogo Nali – O projeto vem com a proposta de capacitar jovens carentes para entrar no mercado de trabalho, visto que as exigências são muitas nos dias atuais e que cada vez mais têm aumentado nos diversos segmentos. O projeto tem o cunho social e é sem fins lucrativos, com o único objetivo de ajudar ao próximo.

 

Zona Norte Notícias – Como nasceu esse projeto e a união dos empresários?

Diogo Nali – Começou num café com dois empresários que queriam criar um grupo de negócios, porém com um propósito de ajudar a comunidade com algum projeto social. Esses empresários estavam com dificuldade em contratação de jovens que tivessem um comportamento diferenciado. A idéia começou a ser desenhada no início de 2017, com o grupo denominado a princípio como Empresários do Bem e a primeira edição aconteceu de Junho/17 até Novembro/17.

 

 

Zona Norte Notícias – Quais são as empresas participantes até o momento?

Diogo – As empresas são: Supera – Ginástica para o Cérebro, 21BRZ Comunicação e Marketing, IW – Inglês sem Enrolação, Master Mind, Tallann Coaching , ESAMC e Agiliza RH. Lembrando que não existe qualquer intenção aqui, nem no transcorrer do projeto, de fazermos propaganda das empresas participantes, apenas exemplificar a outros empresários que é possível participar de um projeto como este, independente do tamanho da empresa.

 

Zona Norte Notícias  – Como estes jovens são selecionados?

Diogo – As inscrições para a segunda edição se encerraram no último dia 3 de agosto. Fizemos um teste no dia 7/08 e no dia 14/08 faremos uma entrevista com os alguns selecionados para finalizar a escolha dos jovens que estejam mais engajados. Temos até o momento um pouco mais de 150 inscritos e serão selecionados 12 jovens.

 

Zona Norte Notícias  – Quais os requisitos para participar deste projeto?

Diogo -O principal requisito é estar cursando o 1º. ou 2º. ano do ensino médio em escola pública.

Zona Norte Notícias  – Onde são ministrados estes cursos?

Diogo – Na  ESAMC –  Escola  Superior  de  Administração,  Marketing  e Comunicação de Sorocaba.

Zona Norte Notícias  – Quem são os professores do curso?

Diogo – Os próprios empresários e alguns educadores das empresas envolvidas.

Zona Norte Notícias – Qual a dinâmica do curso?

Diogo – O curso tem duração de aproximadamente 4 meses e quase 170 horas/aulas.  90% do curso é comportamental e são ministradas aulas de Finanças Pessoais, Marketing Digital, MasterMind – Liderança Jovem, Coach de Carreira, Ginástica para o Cérebro, Inglês, Comunicação escrita e Introdução à Programação.  Ao final do curso,  os alunos serão apresentados a uma banca composta por representantes de diversas empresas da região. Eles serão vistos, avaliados e até disputados por essas empresas que buscam talentos promissores.

 

Zona Norte Notícias – Como foi a primeira edição?

Diogo – Tivemos depoimentos fantásticos dos alunos e, com essa experiência, pudemos fazer algumas correções que verificamos ser importantes para aprimorar a segunda edição.  Na primeira edição tivemos 70% dos alunos contratados e os que não foram contratados foi porque não quiseram, por isso nesta nova edição estamos fazendo uma melhor seleção antes do início.

Zona Norte Notícias – Qual a perspectiva para a segunda edição?

Diogo – A principal meta do projeto nesta edição é ter 100% dos alunos contratados até o início do próximo ano.

 

Zona Norte Notícias –  Após o curso há algum encaminhamento para jovens que , porventura, não sejam admitidos de imediato?

Diogo – Sim. Como temos uma empresa de RH no grupo, esses jovens são encaminhados para as vagas que temos disponíveis.

 

Zona Norte Notícias – Com que freqüência acontecerão as próximas edições?

Diogo –  A  intenção  é  fazer  pelo menos 2 edições por ano, a partir do próximo ano.

 

Zona Norte Notícias  – Outros empresários podem participar deste projeto? Tem algum critério específico para isso?

Diogo – Qualquer  empresário  pode  entrar  em  contato  conosco para verificarmos  como  ele  poderá  nos  ajudar  no  projeto.   Toda  ajuda é muito bem vinda.

Zona Norte Notícias  – Como os jovens carentes ou os empresários podem entrar em contato para participar do projeto?

Diogo – As inscrições de alunos podem ser realizadas pelo link:

http://alunosdobemsorocaba.com.br. E outras informações:
Facebook: fb.com/alunosdobemm
E-mail: alunosdobemsorocaba@gmail.com
Telefone/Whatsapp: (15) 98154.3606 

Lembrando que esse projeto é e sempre será gratuito!