Projeto “Party: Na Direção da Vida” fala aos jovens da E.M Leonor Pinto Tomaz

14 de abril de 2015

Projeto “Party: Na Direção da Vida” fala aos  jovens da E.M Leonor Pinto Tomaz

Os alunos também visitaram o setor de Trauma do Hospital Regional (oto: Divulgação)

Foi lançado nesta segunda-feira (13) o projeto “Party: Na Direção da Vida”, uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba através da Urbes – Trânsito e Transportes e parceiros. E hoje,  as 7h30, o projeto recebeu a primeira turma de jovens estudantes da Escola Municipal “Leonor Pinto Tomaz” que assistiram palestras, ouviram testemunhos de quem já sofreu eventos traumáticos no trânsito e visitaram o setor de Trauma do Hospital Regional. São jovens que estão prestes a concluir o Ensino Médio e se tornarão os multiplicadores desse trabalho entre os colegas.

A atividade começou com palestras dos parceiros envolvidos realizada no auditório da PUC, seguido de um lanche aos alunos que, depois, seguiu divididos em três grupos em visitas à ala de trauma do Hospital Regional, onde foram acompanhados por médicos que explicaram as complexidades das lesões sofridas pelos pacientes em acidentes de trânsito. Na sequência os alunos voltaram ao auditório da PUC para ouvir relatos de jovens vítimas de acidentes de trânsito.

São parceiros dessa ação as secretarias de Desenvolvimento Social e da Educação, a Concessionária CCR Viaoeste, a Liga do Trauma da Pontifícia Universidade Católica, a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Hospital Regional de Sorocaba.

O objetivo é expor ao público jovem os fatores de risco da ingestão de bebidas alcoólicas atrelado à direção de veículos automotores em uma população de alunos do Ensino Médio de instituições públicas e privadas de Sorocaba. Ao longo de 2015 nove grupos, formados por cerca de 25 alunos cada, participarão da atividade que consiste na visita à ala de Trauma do Hospital Regional de Sorocaba, bem como no acompanhamento de palestras e testemunhos reais de jovens vítimas de acidentes de trânsito.

Sobre o Party

 O programa Party – Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude, foi iniciado no Centro de Ciências da Saúde de Sunnybrook – Canadá, em janeiro de 1986. O Programa foi moldado e desenvolvido primeiramente por membros da equipe de trauma do Hospital de Sunnybrook, onde o índice de acidentes de adolescentes mortos ou gravemente feridos em eventos traumáticos de trânsito era alto.

Desde o primeiro Party, em 1986, o programa tem crescido imensamente. Atualmente ele é difundido em todo o Canadá e já se expandiu para outros países como: Austrália, Brasil, Japão, Alemanha e Estados Unidos, tendo mais de 1 milhão de jovens conscientizados, inclui mais de 100 sites ao redor do mundo e continua a crescer e desenvolver-se tanto no Canadá quanto internacionalmente.

Esse programa busca a prevenção primária do trauma em jovens prestes a obter a Carteira Nacional de Habilitação, CNH. O modelo a ser seguido é utilizado em todo o mundo e seus resultados são reconhecidos pela comunidade científica internacional.

Local de realização do projeto

As palestras acontecerão no auditório da Faculdade de Medicina de Sorocaba da Pontifícia Universidade Católica (PUC) que fica no 4º andar do prédio, com entrada pela Avenida Pereira Inácio, s/nº.