Racismo x Preconceito

27 de novembro de 2014

Certo dia lecionando literatura, ao notar que o aluno insistia no erro disse.
– Filho não é assim!
O aluno respondeu.
-Não sou seu filho!
Vendo que a situação poderia partir para outro campo e fugir da intenção principal que é a educação, procurei contornar a situação e ainda falar a verdade, repliquei imediatamente.
– Não quis dizer filho meu, mas sim filho de DEUS.
O aluno balançando a cabeça em tom afirmativo sorriu… Compreendendo.
É importante notarmos que todos nós, independente da cor da pele, raça, religião, preferência sexual, região do país, independente de tudo, somos todos irmãos. Devemos evitar a todo custo à aversão de raças, isso se chama racismo. E formar conceito antecipadamente sem conhecer os fatos é preconceito.
Após a eleição presidencial, notei uma verdadeira xenofobia nos meios de comunicação, voltada principalmente aos nordestinos, justamente em um país em que o nordeste foi o berço da colonização portuguesa de 1500 a 1532.
Além disso, não esqueçamos que o povo brasileiro, em seu processo de formação agrupou várias raças: brancos, negros, índios. É fácil para qualquer um concluir que somos um povo mestiço. As diferenças políticas devem ser trabalhadas no campo das idéias, afinal somos todos brasileiros e filhos do mesmo criador.


admin
contato@zonanortenoticias.com.br
Minhas informações biográficas algo simples e direto sobre mim vão aparecer aqui! Pode ser algo sobre o trabalho ou algo sobre a minha vida não importa o que é essencial tem que estar aqui para passar um ar de confiabilidade a quem lê e se interessa pelo autor!