Reunião entre PM e comerciantes da Zona Norte discute assaltos da região

23 de julho de 2019

Reunião entre PM e comerciantes da Zona Norte discute assaltos da região

A segurança pública na Zona Norte foi tema, na manhã desta terça-feira, 23, de uma reunião entre autoridades policiais e comerciantes, promovida pelo vereador Fausto Peres (Podemos). A sequência de assaltos em estabelecimentos da região tem aterrorizado proprietários e funcionários de lojas, supermercados e outros estabelecimentos em bairros como Paineiras, Sorocaba Park, Vitória Régia e São Guilherme.

Além do parlamentar e dos comerciantes, participaram da reunião o comandante do CPI-7, tenente-coronel Aleksander; o capitão Muraro, da 2º Companhia da PM; o subcomandante Agrela, da Guarda Civil Municipal; a presidente do Conseg-Norte, Cida Costa; e o secretário de Políticas sobre Drogas, José Humberto Urban Filho.

Os comerciantes presentes citaram os locais de maior frequência das ocorrências e também reclamaram da dificuldade no registro de roubos e furtos devido à burocracia e à longa espera para efetuar o Boletim de Ocorrência na delegacia. O vereador Fausto Peres destacou o recente aumento de efetivo da PM e também de novas viaturas, mas cobrou a volta da Operação Delegada no Município.

O comandante do CPI-7 apresentou números que relatam queda de crimes nos últimos meses na região e reforçou a importância do registro das ocorrências, para que não haja subnotificação. Afirmou ainda que a sociedade deve trabalhar em conjunto com a polícia no combate ao crime, seja por meio dos conselhos de segurança ou em programas como o Vizinhança Solidária, sugerindo, inclusive, a implantação de projeto semelhante, mas especifico para o comércio na Zona Norte. Também se comprometeu a ampliar as ações nos locais citados pelos comerciantes.

Segundo o tenente-coronel, nos últimos três meses 149 pessoas foram presas pela PM na Zona Norte. No mês de maio foram registrados 72 roubos e 88 furtos, em junho 32 roubos e 80 furtos e em julho 33 roubos e 42 furtos. Como planejamento de médio e longo prazos, a PM demonstrou interesse em retomar a Operação Delegada no Município – cujas tratativas estão em andamento com a Prefeitura – e também a transferência das companhias para os bairros.

Ao fim da reunião, o comandante da 2ª companhia, capitão Muraro, sugeriu um novo encontro com os comerciantes interessados na criação de um grupo de vizinhança solidária, específica para o comércio. Fausto Peres se comprometeu em, junto com a presidente do Conseg, promover essa reunião. O parlamentar também reforçou que, por meio de emenda orçamentária, os vereadores poderão encaminhar recursos para a volta da operação delegada.


Tags:, ,