Saúde amplia número de consultas em UBSs e na Policlínica

26 de Abril de 2018

Saúde amplia número de consultas em UBSs e na Policlínica

Ação foi possível através de medidas de gestão. (Foto: Divulgação)

Com a missão de promover uma assistência médica digna à população, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), efetuou algumas medidas de gestão para ampliar consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Márcia Mendes e Éden. Na Policlínica Municipal de Especialidades “Dr. Edward Maluf” também houve aumento de consultas.

De acordo com a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, o objetivo é gerar um aumento gradativo de consultas à população de Sorocaba. “Há pouco mais de um mês à frente dessa pasta, está sendo possível melhorar a Secretaria de Saúde de forma cautelosa. Essas primeiras mudanças já demonstram um sinal da futura reestruturação da saúde planejada pelo nosso prefeito José Crespo”, explicou a secretária.

A ampliação foi possível após o remanejamento de dois médicos que encontravam-se atuando na parte administrativa da SES. A UBS Márcia Mendes, por exemplo, recebeu o reforço de um médico clínico geral e um dentista. Através dessa medida, a unidade terá uma ampliação de 240 consultas médicas e 80 consultas odontológicas por mês. A unidade Márcia Mendes é a terceira das 32 UBSs com maior população SUS dependente em Sorocaba, com cerca de 20 mil pessoas usuárias. Já a UBS Éden oferecerá mais 88 consultas médicas mensais.

Policlínica

Também neste mês de abril, a coordenação da Policlínica Municipal ampliou o número de vagas ofertadas para oito procedimentos de especialidades: otorrinolaringologia, vascular, neuro adulto e infantil, urologia, gastro, coloprocto e colposcopia. No total serão 124 vagas.

De acordo com a SES, até então, o procedimento era reservar uma semana do mês para remanejamento de datas, caso algum profissional da policlínica faltasse. Ou seja, para este período não era feito nenhum agendamento de consulta. Com isso, caso algum profissional da policlínica faltasse a consulta do paciente era reagendada para um horário dentro desta semana. A atual gestão decidiu diminuir essa reserva de uma semana para apenas um dia, dessa forma, foi possível o aumento das vagas. Com a ajuda da Central de Regulação de Vagas Municipal, essas vagas ampliadas foram transformadas em consultas às pessoas que precisam passar pela primeira vez num especialista.


Tags:, , , , , , , , ,