Saúde de Sorocaba conquista aparelho de urodinâmica

16 de agosto de 2018

Saúde de Sorocaba conquista aparelho de urodinâmica

Secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira e o presidente do Rotary Club de Sorocaba-Vergueiro (distrito 4620) , Vicente Antunes Neto anunciaram a novidade na sede da entidade na última segunda-feira (13). (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), conquistou um aparelho de urodinâmica para a Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”, através de uma articulação e parceria junto ao Rotary Club de Sorocaba-Vergueiro (distrito 4620). O anúncio foi feito na noite da última segunda-feira (13) pela secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, e pelo presidente da entidade, Vicente Antunes Neto, na sede da instituição.

Durante a reunião de anúncio da doação do aparelho, o médico urologista da Policlínica Municipal, Daniel Elpidio, fez uma apresentação completa aos membros rotarianos explicando a importância do exame e a dificuldade que Sorocaba possuía para realizá-lo.

O procedimento não é realizado desde 2011 em Sorocaba e 1.170 pacientes aguardam pelo exame. “Existem muitas pessoas que passaram por cirurgias de bexiga e muito desses pacientes possuem sequelas de incontinência urinária. Com esse exame, conseguimos um diagnóstico preciso da situação e será possível a reabilitação da bexiga dessas pessoas”, comenta o urologista.

O aparelho é utilizado para realizar a avaliação urodinâmica, que consiste em registrar a pressão vesical durante a fase de enchimento e esvaziamento da bexiga, bem como o fluxo urinário durante a micção, podendo contribuir significativamente para o diagnóstico das disfunções vesicais.

De acordo com a secretária Marina, a cidade não possui o aparelho na rede pública de saúde, nem mesmo nas unidades hospitalares do Estado que existem em Sorocaba. “Estou há menos de cinco meses à frente da pasta e estamos tendo conquistas importantes através de muito trabalho e parcerias, inclusive a do Rotary”, ressalta a titular da pasta.

O atual presidente do Rotary Vergueiro, Vicente Antunes Neto, comenta que o objetivo da instituição é ajudar ao próximo e que o aparelho será doado num prazo máximo de 60 dias. “Estivemos na Policlínica recentemente e pudemos presenciar as melhorias que a atual gestão vem realizando. Esse aparelho custa R$ 17 mil e o Rotary doará com muito orgulho, visando a saúde dos pacientes que necessitam desse exame”, explica.

Policlínica possui Ambulatório de Sonda Vesical

Segundo o coordenador da Policlínica Municipal, Dr. Paulo Gurres, existe um ambulatório recém administrado na unidade, que atende cerca de 300 pacientes por mês que dependem de sonda vesical. “Já existia na Policlínica o serviço de troca de sondas, mas foi reestruturado nessa nova gestão e agora conta com um médico urologista responsável para oferecer maior suporte aos pacientes e familiares. Essa reestruturação visa o treinamento do paciente para o uso do cateterismo vesical intermitente limpo, que é quando a pessoa só usa a sonda na hora de urinar, tendo uma melhor qualidade de vida”, enfatiza o coordenador.


Tags:, , , , , , ,