Saúde reforça orientação para aqueles que ainda não foram imunizados contra a febre amarela

27 de janeiro de 2019

Saúde reforça orientação para aqueles que ainda não foram imunizados contra a febre amarela

A Secretaria da Saúde (SES) reforça a orientação para a população de Sorocaba que ainda não foi imunizada contra a febre amarela. É de extrema importância que se dirijam à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para se vacinar. Só neste ano já foram confirmados 12 casos e 6 mortes no estado de São Paulo. A vacina contra a febre Amarela está disponível em 32 UBSs da cidade.

Como todo o estado é considerado área de risco, devido à circulação do vírus, os cidadãos que ainda não foram imunizados devem receber a dose que está disponível nas UBSs. A vacina é recomendada para toda a população a partir dos 9 meses.

A enfermeira responsável pela área de imunização da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Sorocaba, Ane Carolina Pontes, alerta que tanto as pessoas que vão viajar tanto aquelas que não, precisam se vacinar. “Recomendamos que toda a população que ainda não recebeu a vacina procure uma UBS. Sorocaba é uma das cidades prioritárias, porém não é motivo para desespero, mas precisamos atingir a área de cobertura vacinal para garantir que não tenhamos casos circulando no município”, ressalta.

Além da vacinação, outra forma de combater esse vírus é redobrar a atenção aos possíveis focos de água parada, responsáveis pela formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya, febre amarela urbana e zika.

Desde o dia 20 de março de 2018, a SES oferece a vacinação de segunda a sexta-feira nas 32 UBSs, mas há um tempo que a procura tem sido baixa e pelo menos 50% das doses fornecidas pela Secretaria do Estado de Saúde acabam sendo desperdiçadas. De acordo com a SES, a aplicação acontece em horários estratégicos para evitar o desperdício, pois o frasco da vacina tem capacidade para imunizar 10 pessoas e após aberto, tem validade de 6 horas.

Em Sorocaba, é aplicada a dose padrão da vacina contra a febre amarela que protege uma pessoa por toda a vida.

Para se vacinar, o cidadão deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e levar consigo o documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação.