Segurança em discussão…

26 de setembro de 2018

Segurança é um tema que nos últimos tempos tem sido abordado e amplamente discutido principalmente nas grandes cidades com o aumento da criminalidade e da perturbação do sossego que assusta a população diariamente. O presidente do CONSEG Norte – Conselhos Comunitários de Segurança, Luiz Celso Xavier de Souza é o nosso convidado do mês para o Papo Com… e falou um pouco sobre o trabalho do Conselho.

Segurança em discussão…

Zona Norte Notícias – O que é a CONSEG? Qual papel que ela tem na sociedade e no desenvolvimento da nossa cidade?

Celso Xavier – O CONSEG foi formado pelo Governo de Franco Montoro no ano de 1985 – com um decreto para unir a população e as autoridades constituídas na área de Segurança Pública, devido às autoridades estar em um patamar mais alto, onde a população tinha medo de falar com Policiais.  Hoje existem mais de 800 conselhos divididos no estado de São Paulo, enquanto outros estados também já estão aderindo, por ser um dos conselhos mais ativos no Brasil. Já em Sorocaba temos cinco CONSEGs, sendo Norte, Centro, Sul, Oeste e Zona Industrial, no Éden.

Zona Norte Notícias – Qual o papel do CONSEG para o combate da criminalidade?

Celso – O CONSEG serve como um instrumento, não só para reunir a comunidade, mas para tratar de assuntos de Segurança Publica. Nos bairros, assuntos como terrenos e casas abandonadas, Iluminação pública, pichações, tráfico de drogas e usuários, ruas com buracos, vizinhança fazendo uso de som alto (perturbação de sossego), etc. Porque cada morador sabe de seu problema e o CONSEG traz um espaço para estas denúncias. Hoje, com a vigilância solidária, os moradores conhecem mais seus vizinhos e o CONSEG tem um maior apoio da sociedade.

Zona Norte Notícias – Quais são as ações encabeçadas pelo CONSEG para ajudar no combate a criminalidade?

Celso – Fazemos vários projetos como, por exemplo: “VALORIZAÇÃO DA VIDA” com  palestras nas escolas, igrejas e comunidades. Nessas palestras abordamos sobre os malefícios das drogas e falamos também sobre a família e outros assuntos de alta relevância.

Zona Norte Notícias – Tem algum dado do aumento da criminalidade nos últimos 3 anos?

Celso – No momento não tenho dados para informar, mas, com o nosso trabalho, temos conhecimento que alguns bairros, principalmente na nossa área da Zona Norte, onde a criminalidade tem aumentado muito devido aos bailes Funk , consumo de drogas nas proximidades das escolas  e muitas vezes dentro das próprias escolas.

Zona Norte Notícias – Quais são os projetos mais importantes atualmente encabeçados pelo CONSEG na cidade?

Celso – Projetos de Valorização da Vida com as Palestras nas escolas sobre drogas, violência, etc., palestras com professores sobre a violência nas escolas e doméstica, mostrando o poder de Polícia dos mesmos com os alunos e com os pais, conforme Art. 246 do Código Penal – Abandono Intelectual.  Normalmente, quando as escolas convidam para estas reuniões, o público é de 30 a 50 pais, mas quando nós convidamos, o público é de 450 a 600 pessoas.  Temos também projetos contra Alcoolismo Infantil, contra o Cerol, Pedofilia no Asfalto, entre outros.

 

Zona Norte Notícias –Como é formado o CONSEG Norte?

Celso –   Hoje temos uma equipe de trabalho onde eu sou o presidente e conto com a 1ª Secretária, Sra. Aparecida Costa, o 2º Secretário, Gefferson.  Mas estamos estruturando a nova diretoria, devido ao afastamento do nosso Presidente, Ricardo Sabana, por motivos particulares, mas que ainda nos auxilia.

Zona Norte Notícias – Qual o papel da comunidade nas reuniões e resoluções do CONSEG para o combate a criminalidade?

Celso –   O papel da comunidade nas reuniões é de suma importância. Sem ela não haverá reunião, já que é ela que nos traz subsídios para dar continuidade aos CONSEGs. É a comunidade que nos traz os problemas e as soluções. Sem ela não tem como existir os Conselhos.

Zona Norte Notícias – Qual o principal ou principais fatores para o aumento da criminalidade na cidade? Existe algum dado sobre isso?

Celso –   Falta de educação, tráfico de drogas, consumo excessivo de drogas, falta de emprego, desrespeito com os mais velhos, muita liberdade, uso de bebidas alcoólicas.  Os pais não têm mais o poder de pais com os filhos. Evasão escolar, a má formação das nossas crianças e adolescentes e por ai vai.

Zona Norte Notícias – Esteja à vontade para comentar sobre qualquer assunto que não tenha sido abordado nessa entrevista.

Celso –   Na nossa cidade, precisamos de mais autoridades e conscientização dos nossos políticos, que devem olhar mais para as nossas escolas e apoiar os nossos professores, participando da escola e ajudando os pais.  Mais ajuda dos pais denunciando, fazendo os Boletins de Ocorrência e participando dos conselhos de Saúde, Segurança e outros, tendo uma participação mais ativa, não só para falar mal dos vizinhos, mas conhecê-los e se tornar parceiros na vida da comunidade.