Sorocaba ganha um novo símbolo numa praça central revitalizada

2 de dezembro de 2019

Sorocaba ganha um novo símbolo numa praça central revitalizada

Antes mesmo de sua inauguração oficial, na manhã deste sábado (30), o novo totem da cidade já foi adotado pela população sorocabana como parte de sua identidade regional. Adultos, jovens, crianças e idosos fizeram questão de tirar fotos e selfies ao lado deste que está se tornando o mais novo símbolo de Sorocaba e que foi entregue à população, assim como a revitalização da praça Coronel Fernando Prestes. A solenidade que oficiou o presente ao município contou com a participação da prefeita Jaqueline Coutinho,  do ex-prefeito Renato Amary e de outras autoridades, foi marcada por alegria e, sobretudo, por emoção.

Com a revitalização a praça recebeu novos canteiros em torno das árvores plantadas pelo local, enquanto outros pontos ganharam vasos com plantas ornamentais e bancos diferenciados; alguns deles foram reformados e com os outros instalados totalizam, agora, 30 bancos. As equipes das Secretarias de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Meio Ambiente (Sema) também revisaram a iluminação da praça, realizaram a poda de árvores e a pintura do pergolado.

Já o novo totem, símbolo da cidade foi escolhido pela população através de enquete realizada pela internet, ganhou espaço privilegiado, em frente à pérgula. Com 13,4 metros de extensão e 2,10 metros de altura, ele tem a segunda letra “O” em formato de coração e foi custeado pelo empresariado local, atendendo a um chamamento público feito pela Prefeitura. Sorocaba deverá receber outros seis totens em pontos estratégicos da cidade.

Autoridades, entre secretários, vereadores, empresários, servidores municipais, além do pároco da Catedral Metropolitana de Sorocaba, o padre Tadeu Rocha Moraes, e do presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Sérgio Reze, prestigiaram a solenidade de entrega da revitalização da praça e do totem. Reze, inclusive, destacou a importância da revitalização da praça central como forma de resgatar a identidade sorocabana num local “bonito, agradável e acolhedor”. Fatores que, segundo ele, “valorizam o comércio e as empresas instaladas nessa importante região da nossa cidade”.

Durante seu discurso a prefeita destacou as mudanças realizadas com a revitalização. “Entregamos hoje à população um novo ajardinamento, novos bancos para que as pessoas possam sentar e apreciar o lugar e um novo marco da cidade. O totem que traz o nome de Sorocaba e congrega nele todo nosso sentimento de amor. Aquele coração no lugar da segunda letra ‘o’ é isso; é nossa declaração de amor à cidade. É um presente para todos nós. Foi doado pelo empresariado local e, agora, passa a ser parte da paisagem de nossos dias”, destacou a chefe do Executivo.