Sorocaba vai receber maior evento de tecnologia em Sensoriamento Remoto para Defesa do país

24 de julho de 2019

Sorocaba vai receber maior evento de tecnologia em Sensoriamento Remoto para Defesa do país

Em ação inédita, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) vai sediar entre os dias 10 e 14 de novembro o Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa (SERFA), o maior fórum do tema no Hemisfério Sul. É a primeira vez que o evento bienal organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) da Força Aérea Brasileira é realizado fora de São José dos Campos (SP).

Através do tema “Espaço, Novos Mercados e uma Nova Era Espacial Brasileira”, o Simpósio vai reunir universidades, indústria, investidores e governo. O objetivo é aumentar a experiência como fórum para a geração de negócios, transmissão de conhecimentos e atualização sobre Sensoriamento Remoto de Defesa.

“A sede do SERFA desse ano vai ser a cidade de Sorocaba, não só pelo potencial que ela tem na área acadêmica, mas também na área industrial. E a forte tendência que estamos percebendo é na parte de aplicações do sensoriamento remoto e nas aplicações principalmente da área espacial”, explica o coronel da Força Aérea e diretor do IEAv, Lester Faria.

O Parque Tecnológico de Sorocaba vem desenvolvendo a cada ano diversos eventos relacionados à aplicação prática do conhecimento científico, o que inclui a área espacial. Um desses é o Festival de Robótica, com torneios de robôs, palestras e shows de talentos que estimulam o estudo e a produção de projetos inovadores. O local também deve promover a partir deste ano a Copa Sorocabana de Foguetes de Garrafa PET, que incentiva os jovens a conhecerem a ciência de forma lúdica.

Já em parceria com o Sebrae-SP, o PTS mantém um programa de aceleração de startups inovadoras com alto potencial de crescimento, que utilizam a tecnologia digital como ponto central do seu modelo de negócio. Além do projeto “Be the Boss”, que ajuda a fomentar a geração de projetos e ideias inovadoras do público universitário.

Para o presidente do PTS, Roberto Freitas,”esses eventos mostram a importância que o nosso Parque vem tendo nos mais diversos setores tecnológicos. Hoje, somos uma referência em tecnologia e queremos alcançar um patamar muito maior, que é ganhando espaço também em toda a América Latina”, diz Freitas.

Mais informações sobre o Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa (SERFA) em Sorocaba podem ser obtidas com a Comissão Organizadora, através do e-mail serfa2019@ieav.cta.br.


Tags:,