Suíça estuda trazer investimentos para Sorocaba

6 de fevereiro de 2015

Suíça estuda trazer investimentos para Sorocaba

Entre as áreas de interesses da Suíça, o cônsul mencionou a especialmente a implantação de uma Escola Dual, que é o sistema educacional tradicional naquele país (Foto: Emerson Ferraz)

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebeu na tarde desta quinta-feira (5) a visita de uma comitiva liderada pelo cônsul-geral da Suíça em São Paulo, Claudio Leoncavallo. Sorocaba foi uma das quatro cidades brasileiras avaliadas com o objetivo de firmar acordos para a expansão de investimentos industriais e intercâmbios de negócios entre os países, além da criação de projetos voltados ao ensino tecnológico e qualificação profissional por meio de parcerias entre empresas, universidades e escolas técnicas e de ensino médio.

 

Pannunzio destacou o entusiasmo pela iniciativa e citou bons resultados de parcerias internacionais já mantidas por Sorocaba. Mencionando a diversidade do parque industrial sorocabano, o prefeito acredita que a facilidade de acesso à cidade por rodovias e a proximidade dos grandes aeroportos trouxe condições favoráveis ao desenvolvimento local. “Fazemos parte da região que responde por 33% do PIB industrial do Estado, abrigamos cinco universidades, dezenas de faculdades, um Parque Tecnológico com a presença de seis universidades e 33 empresas e um centro de aviação executiva”, ressaltou.

Entre as áreas de interesses da Suíça, o cônsul mencionou a especialmente a implantação de uma Escola Dual, que é o sistema educacional tradicional naquele país. Uma razão para isto é o bem sucedido desempenho da Suíça na área educacional, com a escolha entre formação profissional ou carreira acadêmica.

No mês de maio, Sorocaba será visitada por uma delegação suíça com 24 integrantes do Poder Público, empresas e universidades. A comitiva tem por objetivos conhecer os setores comercial, educacional (Ensino Técnico), de inovação, pesquisa e tecnologia. O grupo também passará por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Além do cônsul geral da Suíça, estiveram em Sorocaba os diretores a Câmara do Comércio daquele país, Stephan Buser e Thomas Foerst; a gerente de projeto do Swiss Nex Brazil, Mayra Castro; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida.

Além da reunião com o prefeito, no Paço Municipal, a comitiva também conheceu o Parque Tecnológico de Sorocaba e a empresa Conforpés, que emprega alta tecnologia em componentes de próteses e órteses.