Turismo tem ligeiro crescimento nas vendas

6 de janeiro de 2017

A procura por pacotes no período das férias de verão aqueceu o setor

Turismo tem ligeiro crescimento nas vendas

O litoral é um dos destinos mais procurados pelos turistas (Foto: André Sano)

As férias de final de ano é a época em que mais as pessoas costumam se preparar para viajar e a crise financeira que assola o Brasil nos últimos tempos tem mudado esse panorama, que sofreu uma queda na mesma época em 2015.

As muitas mudanças em diversos setores do país contribuíram para uma ligeira alta pela procura dos pacotes de viagens. A queda do dólar e do euro fez com que aumentasse o interesse por viagens ao exterior. Com destaque para roteiros como Caribe com Cancun, Punta Cana e Estados Unidos, especialmente com roteiros para a Disney, a queridinha dos brasileiros.

“Comparativamente ao ano de 2015, em 2016 tivemos crescimento de viagens internacionais muito em função do dólar que a partir de meados do ano ficou com cotação menor que no ano anterior. Nada comparado aos picos de venda de 2012, 2013, mas evoluiu sobre 2015 que foi muito ruim”, explicou o gerente da Btour Turismo, Francisco Ataide.

Ainda segundo Francisco, com relação às viagens nacionais, que sempre foi o forte da agência que gerencia, as vendas foram muito melhores do que o ano anterior, que teve que se valer de promoções em diversos pacotes para que pudessem ter sucesso em suas vendas devido a cotação do dólar que estava muito acima do que os brasileiros podiam pagar. À época, inclusive, quem iria fazer uma viagem internacional acabava escolhendo um destino nacional, assim como quem iria viajar por oito dias, diminuía pela metade, pois era o que dava no momento.

Os roteiros mais procurados por aqueles que preferem ficar no país são os de sol e mar, com preferência para o nordeste em cidades como Fortaleza, Natal, Maceió e Porto Seguro.


Tags:, , , , , , , , , ,