Uniten forma 240 alunos nesta segunda-feira

27 de agosto de 2018

Uniten forma 240 alunos nesta segunda-feira

(Foto: Felipe Pinheiro)

Nesta segunda-feira (27), às 10h, cerca de 240 alunos vão receber seus certificados na Uniten – Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios de Sorocaba, em três dos cursos profissionalizantes que foram oferecidos pela instituição: assistente de logística, assistente administrativo e auxiliar de contabilidade. Para o fechamento do curso, os alunos participaram, inclusive, de uma palestra motivacional ministrada por Geovane Prestes.

Ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), da Prefeitura de Sorocaba, a Uniten já formou só no governo Crespo mais de 3 mil pessoas. Neste ano, já formou perto de 1.600 pessoas entre homens e mulheres, oferecendo a eles cursos profissionalizantes gratuitos por meio de colaboração público-privada. Os cursos atendem prioritariamente pessoas em situação de desemprego, dando-lhes a chance de se especializarem em determinada área para exercerem uma profissão ou até mesmo abrirem o próprio negócio.

“Estamos muito felizes com mais uma formatura, pois daqui saem pessoas qualificadas, que estavam fora do mercado de trabalho e, agora, estão qualificados para concorrer a vaga de emprego tão desejada, aumentando suas chances de contratação. Aos que vão até o final e se formam, direcionamos os mesmos para que façam cadastro no PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador”, comenta Rodrigo César de Oliveira, Chefe de Qualificação e Requalificação Profissional.

Para promover uma confraternização final e, ao mesmo tempo, motivar os formandos, os alunos participaram de uma palestra motivacional e comportamental com Geovane Prestes, analista de relacionamento com o cliente da empresa Enernoc, que falou sobre sua trajetória e conquistas. “É uma experiência maravilhosa poder servir como inspiração”, destacou Geovane.

Estar motivado e se qualificar são requisitos essenciais para quem procura uma boa colocação no mercado de trabalho. Isso explica Lincoln Almeida, que ministra voluntariamente as aulas do curso de Metrologia. “Além de agregar mais certificação no currículo é o conhecimento que vai lhes permitir obter uma mão-de-obra qualificada e, assim, conseguir um bom emprego”, explicou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), Robson Coivo, diz que a cidade começou 2018 com o pé direito. “O Brasil mostra uma melhora nos empregos, e Sorocaba sai na frente mais uma vez, experimentando essa retomada do crescimento e sendo a número um em empregabilidade”, pontua.

Alunos encontram perspectivas

Com uma nova perspectiva de conseguir uma vaga no mercado de trabalho, muitos alunos que passaram por cursos da Uniten já conseguiram emprego, como Adriano de Jesus Machado, de 36 anos, que recebe na segunda-feira seu certificado no curso de assistência de logística. E comenta como o curso foi importante para a conquista. “Estou muito feliz com o curso e com a oportunidade que a Uniten nos oferece, pois, de forma gratuita, nos capacita para viver esse grande momento”, comentou.

Outra formanda, que já tem seu foco definido, é Silvana Galvão, de 37 anos, apaixonada por artesanato e que fez o curso de assistente administrativo para abrir seu próprio negócio. “Estou a um certo tempo desempregada, então, decidi abrir meu próprio negócio de artesanato e aqui tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre como administrar meu próprio negócio”, contou.

Claudilene Oliveira, de 43 anos, desempregada há cerca de 3 anos, está animada por ter concluído o curso e pretende continuar se qualificando. “Procurei o curso de assistente administrativo porque está integrado na área em que tenho experiência, que é a de recepcionista. Estou muito feliz”, afirmou.

A cerimônia de formatura é aberta ao público e será realizada na Uniten que fica Avenida General Osório, nº 1840 – Vila Carvalho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3316-1666.


Tags:, , , , , ,