Uniten recebe mais de 500 pessoas para inscrições de novos cursos

14 de agosto de 2018

Uniten recebe mais de 500 pessoas para inscrições de novos cursos

Inscrições aconteceram nesta segunda-feira (13). (Foto: Felipe Pinheiro)

Mais de 500 pessoas se inscreveram nesta segunda-feira (13) para os 15 novos cursos profissionalizantes disponibilizados pela Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten) vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter). Na tentativa de não perder a chance de inscrever, muitos chegaram à Uniten na tarde do domingo, mesmo enfrentando o frio da madrugada.

As 400 vagas disponíveis chamaram a atenção, principalmente das pessoas que estão em situação de desemprego e à procura de uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Para eles, essa é uma chance de adquirir novos conhecimentos, que sirvam como um diferencial no momento pela busca por um emprego.

Gisele Elena de Gois, de 27 anos, primeira da fila, contou que chegou à Universidade do Trabalhador às 18h de domingo. Todo o sacrifício era para conseguir a tão aguardada vaga no curso de Metrologia/Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico, e acredita que isso a auxiliará na procura por um emprego, já que está em situação de desemprego há mais de 2 anos. “É bem concorrido. Tenho muita vontade de trabalhar em fábrica, então esta oportunidade é uma boa. Minha expectativa é de que com isso eu consiga um emprego”, finaliza.

Rodrigo César de Oliveira, Chefe de Seção e Qualificação e Requalificação Profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), conta que o curso procurado por Gisele é um dos que possuem maior demanda dentre os 15 disponibilizados. “Desta vez, fechamos com um parceiro uma modalidade de cursos integrados. São dois cursos em um para realmente atender às demandas do mercado de trabalho. Hoje, as indústrias exigem Metrologia, Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico, então, já colocamos tudo em um único curso”, explica, frisando ainda a importância de auxiliar os cidadãos na conquista de um emprego.

Outro sorocabano que busca uma nova qualificação é Marcos Ricardo Mendes, de 47 anos, candidato a uma vaga no curso de Eletricista Residencial e Industrial, para acrescentar em seu currículo. “Trabalho com vendas há mais de 20 anos, mas esta área está muito difícil. Quero tentar outra coisa. Esta oportunidade dada pela Prefeitura é muito legal”, conta.

As 400 vagas oferecidas pela Universidade são em parceria com a TT Steel do Brasil, Associação Paulista dos Supermercados (APAS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Faculdade Anhanguera e Sorodata Microinformática, e serão ministrados em diversos locais da cidade.

Os cursos oferecidos são nas áreas de Rotisserie, Desvendando a Indústria 4.0 (EAD), Segurança no Trabalho (EAD), Empreendedorismo (EAD), Eletricista Industrial, Metrologia / Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico, Inteligência Emocional na Gestão de Serviços, Linguagem “C”, Nutrição, Gastronomia, Eletricista Industrial e Residencial, Departamento Pessoal, Contabilidade, Lógica de Programação e Secretariado.


Tags:, , , , , , , , ,