Zona Norte bem representada

26 de setembro de 2018

Fausto Peres completou um ano do seu primeiro mandato em janeiro de 2018. Vereador novato e com grande destaque em seus trabalhos na Câmara Municipal, apesar de ser a quarta vez que disputa uma cadeira na casa legislativa, tem se empenhado com diversos projetos voltados a população.

Zona Norte bem representada

Zona Norte Notícias – O vereador completou um ano de mandato em janeiro e tem mostrado ser um dos destaques da atual legislação que veio renovada, como o senhor avalia suas ações na Câmara, podemos considerar que o senhor não é nem de oposição, nem de situação?

Fausto Peres– Realmente a renovação da maioria dos vereadores trouxe motivação nova, tanto para os que estão no seu primeiro mandato quanto para os que já vêm de outros mandatos. A avaliação que eu faço do meu primeiro ano, e também que eu percebo em avaliações dos eleitores e dos cidadãos sorocabanos, é positiva. Apresentei projetos de Leis importantes para a cidade e que foram aprovados e consegui, por meio de cobranças e de lutas, diversas melhorias para a zona norte e para Sorocaba no geral.

ZN notícias – Você foi o sexto vereador mais votado nas eleições de 2016 e tem mostrado empenho principalmente a população da Zona Norte, como está o retorno desses eleitores com seu mandato?

 Fausto Peres– Por onde ando na zona norte recebo elogios e palavras de incentivo. Cobranças também, e que eu vejo desta forma. Se estão me procurando para ajudar e pedir melhorias, é porque confiam no meu trabalho e porque minha atuação está sendo reconhecida positivamente. Então eu mantenho essa postura e conduta que sempre tive, que é procurar junto a comunidade quais são as necessidades e cobrar providências do Poder Executivo.

ZN notícias – Poderia nos destacar os projetos mais importantes conquistados neste primeiro ano de mandato?

 Fausto Peres – Dois que se destacaram foram a Lei que entrou agora em vigor, que se refere ao reembolso no IPTU das taxas de emplacamento e de licenciamento e a Lei das Demandas Populares. Criei também a Lei de inclusão para deficientes auditivos em cinema e peças teatrais, para que eles tenham maior acessibilidade e a Lei que instaurou a Semana de Combate ao AVC, essa doença grave que é uma das maiores causas de morte.

ZN notícias – Como funciona essa Lei do desconto no IPTU das Taxas de Emplacamento e Licenciamento?

Fausto Peres – Essa Lei foi aprovada e sancionada pelo Prefeito, o número dela é 11.636 e entrou em vigor agora em março. Ela garante ao munícipe o direito de reembolsar o valor das taxas de emplacamento e licenciamento dos veículos que serão descontadas no IPTU do ano seguinte. Criei essa lei para incentivar o morador de Sorocaba, mas que tem carro emplacado em outra cidade a transferir e licenciar o veículo aqui. Do IPVA pago, 50% vai para o estado e 50% para o município onde o carro está licenciado. Fiz um levantamento e cerca de 30 mil veículos circulam em Sorocaba com placas de fora. Se boa parte deste número transferir o veículo para Sorocaba, a receita da cidade aumenta significativamente e ainda o munícipe tem as taxas pagas para fazer a transferência e o emplacamento reembolsadas em forma de desconto no IPTU. Lembrando que é um benefício facultativo, porém creio que terá muita adesão, pois o morador além de ganhar o desconto, ainda vai gerar mais arrecadação para Sorocaba, com isso mais melhorias serão realizadas na cidade.

ZN notícias – E a Lei das Demandas Populares?

Fausto Peres – O canal direto de comunicação da Prefeitura com o munícipe é o 156, por onde você pode fazer denúncias e solicitar melhorias. Com a minha Lei, a Prefeitura é obrigada a seguir a ordem do protocolo aberto para atender as demandas. Antes a ordem de pedido não precisava ser seguida, sujeitando demandas recentes serem realizadas primeiro do que demandas mais antigas.

ZN notícias – Em diversas entrevistas temos notado uma grande reclamação da população quanto a situação, principalmente da segurança e saúde na zona norte, como está a atuação e os projetos do vereador neste sentido?

Fausto Peres – A questão da segurança é complicada, a população de Sorocaba e, principalmente da zona norte, cresceu muito e o contingente policial não acompanhou esse número. Então fiz uma solicitação ao Governador do Estado para que aumente o efetivo policial da cidade para que seja condizente com o número de habitantes. A saúde também é um problema. No início do meu mandato fui com o Vitão fiscalizar os médicos do Samu que estavam batendo ponto e não comparecendo para trabalhar. Denunciei também as ambulâncias que são em números insuficientes para atender toda a cidade e também a precariedade nas UBS, PAs e no hospital Regional. Agora estamos montando uma frente parlamentar para cobrar e fazer de tudo para melhorar a saúde em Sorocaba como um todo.

ZN notícias – Em seu primeiro ano de mandato já teve uma grande responsabilidade nas mãos que foi fazer parte da Comissão Processante, sendo o presidente dos trabalhos, como foi fazer parte disso e como avalia o mandato neste sentido?

Fausto Peres – Fiz o trabalho no qual fui designado a fazer, pois a Comissão foi montada por sorteio. Não queríamos que tivesse chegado a esse ponto, pois não foi saudável para Sorocaba, mas a Comissão fez o trabalho transparente e dentro do respaldo jurídico e deu parecer positivo para a cassação. Por meio de liminar o Prefeito retornou ao cargo e com uma nova postura, que acredito estar fazendo com que os serviços do executivo tenham continuidade.

ZN notícias – Você tem um diálogo aberto e direto com a população, como administra isso?

Fausto Peres – Meu gabinete está aberto para todos, é só chegar e falar com um de meus assessores. É o gabinete 8 na Câmara Municipal. E o meu Whatsapp 99728-3071 sou eu mesmo que vejo e respondo. Faço o possível para atender e responder a todos. Quando não cabe ao vereador fazer determinado serviço, falo honestamente que não compete ao legislativo. Mas na maioria das vezes são demandas que consigo cobrar do executivo por meio de requerimentos, indicações ou ofícios. De terça e quinta tem sessão na Câmara e sempre estou lá, nos outros dias quando não estou em visita aos bairros ou em reuniões, atendo a população também em meu gabinete. Deixo aqui o meu agradecimento ao jornal Zona Norte Notícias que faz muito bem o papel de informar imparcialmente o leitor. Obrigado pela oportunidade.